1.8.22

masturbação: descobre se existem riscos em masturbares-te de mais

Existem diversos benefícios associados à masturbação. É bom, saudável e faz bem à pele. Além disso, é algo que ajuda a melhorar a autoestima. E estes são apenas alguns dos fatores realçados pelos especialistas. E se é verdade que este é um tema cada vez mais falado, é igualmente verdade que ainda é tabu para muitas pessoas. Existindo diversas dúvidas e mitos em torno da masturbação. Como é o caso da eterna questão: existem riscos em masturbares-te de mais?

Indo directo à pergunta, a verdade é que uma masturbação excessiva pode dar origem a diversos problemas. Algo que é abordado pelo Pouca Vergonha, que começa por salientar os benefícios da prática. “São os mesmos proporcionados pela relação sexual, aliviando o stress, fazendo a manutenção e promovendo o aumento do desejo sexual, além de auxiliar na autodescoberta do prazer e do autoconhecimento”, salienta a sexóloga Jéssica Siqueira, do Sexo Sem Dúvida.

“Existem pessoas que chegam a sentir ciúmes quando o parceiro chega ao orgasmo a sós”

A especialista salienta ainda os tabus em torno da masturbação. “Principalmente porque as pessoas associam como um substituto do relacionamento sexual, existem pessoas que chegam a sentir ciúmes quando o parceiro chega ao orgasmo a sós”, revela. É importante ter em mente que só é considerado vício quando passa a prejudicar as funções diárias. “Quando acontece algum comprometimento da vida funcional, como a pessoa deixar de sair com amigos para ficar sozinho na masturbação. E ainda há um outro risco associado: a dependência da pornografia, fazendo a pessoa isolar-se e evitar contatos sociais para viver o próprio vício”, explica.

Por fim, são partilhadas algumas dicas para incluir a masturbação numa rotina saudável. “Chame a sua parceria na hora do sexo para uma masturbação mútua, tente incluir a prática como casal. Ou estimule-se a sós, com o intuito de se dar prazer”, recomenda a especialista. Ou seja, os benefícios superam os riscos. Sendo importante ter em mente o equilíbrio. Em caso de excessos, é recomendado que procure um especialista.

Sem comentários:

Enviar um comentário