30.8.22

treinar nas férias: sim ou não?

Treinar nas férias: sim ou não? Antes de dar a minha resposta avanço com diversos pontos de vista. Existem pessoas que nas férias começam a prometer mudar de estilo de vida. E parte delas acha que deve começar a fazê-lo logo nas férias. Mesmo que a actividade física seja uma miragem há largos meses ou anos. Depois, há quem treine de forma regular. E que ache que não deverá pausar durante as férias. Por fim, aqueles que treinam, mas que entendem dar descanso ao corpo enquanto estão de férias.

Sou uma pessoa que treina de forma regular. Nesta fase não estou a frequentar o ginásio, mas dou as minhas corridas diárias, cinco vezes por semana. E sou daquelas pessoas que já levaram planos de treino para as férias. Agora, não. Há muito que percebi que o corpo também precisa de descanso. E que, em muitos casos, não treinar é o melhor treino que podemos fazer. E refiro-me por exemplo, aos dias em que dormimos mal e em que estamos muito cansados.

Por isso, nestas férias decidi parar de treinar. Vou na terceira semana de descanso, o que corresponde à terceira sem corridas. Ainda que férias com uma menina de dois anos tenham muita actividade física envolvida. Mais do que me preocupar em treinar, foco-me em descansar. Porque logo voltarei às minhas rotinas. E sei que esta é uma boa opção para o meu corpo e para o meu bem-estar.

Não sendo obcecado com a alimentação (ainda que tenha alguns cuidados) também aproveito as férias para estar mais à vontade. Sendo que, quando uma alimentação regrada é regra geral, acabo por não ser de grandes excessos. Isto tudo para dizer que não devemos viver escravos de certos pensamentos. Acima de tudo, deveremos saber escutar o que o nosso corpo nos diz. E fazer aquilo que nos faz sentir bem e não aquilo que é moda ou algo do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário