10.8.22

fazes isto na casa-de-banho, não fazes? então… tem muito cuidado

Vou falar de algo que certamente quase todas as pessoas fazem na casa-de-banho. E estou a falar de deixar a toalha de banho no wc depois de usada. Assumo que o faço (ainda que fique esticada a secar), sendo que não faço outro detalhe que passa pela partilha da toalha com outras pessoas. Só que diz que este hábito aparentemente inocente é de um grande perigo.

De acordo com Roberto Martins Figueiredo, que também dá pelo nome de Dr. Bactéria, deixar a toalha usada na casa-de-banho é algo que pode levar à transmissão de doenças. E estamos a falar de doenças sexualmente transmissíveis, como é o caso do vírus do papiloma humano, e de doenças respiratórias. Sendo que um dos motivos pelos quais isto acontece é a humidade. E o conselho passa por deixar a toalha a secar ou por lavá-la de imediato. Ou lavar a toalha após dois dias de uso. Diz que é isto que evita a exposição a bactérias.

Diz o médico que também deveremos ter cuidado com a arrumação das toalhas para que não fiquem expostas ao pó. Isto por causa dos ácaros. E também não devem ser dobradas húmidas para evitar o aparecimento de manchas de bolor. Sendo que tudo isto pode ser um caminho para a rinite, asma e aspergilose, uma doença pulmonar com origem em fungos. Agora, assume lá, aqui que ninguém nos ouve, que deixas a toalha na casa-de-banho.

Sem comentários:

Enviar um comentário