29.1.18

manipular a opinião de alguém

Deveria ser algo bastante complicado, mas é assustadoramente fácil manipular a opinião de alguém em relação a algo. E não falo de crianças de cinco anos. Refiro-me a adultos. E não estou a falar de adultos sem formação e de países fechados. É mesmo de pessoas de países onde o acesso à informação é do mais simples que existe.

Enquanto jornalista, não escondo que induzir alguém a pensar em algo é do mais fácil que pode existir. Mas o que me espanta é a falta de resistência das pessoas. Quase ninguém reage com questões. "Será mesmo assim?", "estão a basear-se no quê?" ou "onde estão as provas?" são questões cada vez mais raras. Quando deveriam estar presentes em cada notícia polémica.

E também me refiro a comentários de líderes de opinião e de figuras do desporto, onde esta manipulação é mais evidente. As pessoas aceitam tudo de mão beijada. Olham para certas figuras como deuses e senhores da razão. E nem com exemplos opostos abrem os olhos.

Esta manipulação pode aparentar ser um problema acessório. Mas na realidade é um dos maiores problemas da sociedade. Nada pode ser pior do que ter uma sociedade "burra", facilmente manipulada por ideias que alguém quer fazer passar como verdadeiras. E isto é tão frequente que chega a ser assustador. 

12 comentários:

  1. É assustador ver que a maior parte das pessoas não consegue (ou não quer) ter espírito crítico sobre determinadas situações. Não questionam se o que ouvem/lêem é verdade ou não. É tal como dizes: aceitam tudo de mão beijada. É assustador e triste, ao mesmo tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito assustador! E no desporto existem tantos casos recentes.

      Eliminar
  2. Eu sou tão desconfiada por natureza, que nem sequer é um problema para mim pensar no "será mesmo?" em qualquer assunto que seja.... polémico ou não, da minha esfera pessoal ou não.

    ResponderEliminar
  3. infelizmente é assim .
    comentários para quê.
    JAFR

    ResponderEliminar
  4. E Portugal é um dos países onde a imprensa é mais manipuladora.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma pescadinha de rabo na boca. A imprensa é porque as pessoas deixam.

      Eliminar
  5. Adicionei o teu blog ao meu.
    Se puderes fazer o mesmo desde já o meu obg.
    Abraço

    http://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt

    ResponderEliminar