23.5.22

elokobi, o jogador que poucos conhecem, mas que faz o que ninguém conseguiu no futebol inglês

Existe uma elevada probabilidade de que os adeptos portugueses nunca tenham ouvido o nome de George Elokobi. Nem mesmo aqueles que não perdem um jogo da Premier League, que muitos consideram o melhor campeonato de futebol do mundo. Mas este desconhecimento não retira brilhantismo ao percurso do defesa-central, de 36 anos, nascido nos Camarões. E que agora colocou um ponto final na carreira. Afinal, estamos a falar do único jogador que conseguiu a proeza de marcar golo nas seis divisões do futebol inglês. Bem como na Taça de Inglaterra e na Taça da Liga.

Nascido nos Camarões, Elokobi mudou-se para Inglaterra com 16 anos, acompanhando assim a mãe que estava a trabalhar no país. O objetivo era que o adolescente desse continuidade aos estudos em solo britânico e Elokobi chegou mesmo a iniciar o ensino superior. Só que o talento revelado com uma bola nos pés fez com que desse início a uma carreira profissional em pouco tempo. Primeiro, jogou no modesto Dulwich Hamlet, da non-league. Andou pela terceira e quarta divisões, até que captou a atenção do Colchester, que militava na segunda divisão. Tinha 20 anos e tudo mudou a partir daqui.

Elokobi mudou-se para Inglaterra com 16 anos

Em 2007, assina pelo Wolverhampton. Com o clube subiu à Premier League e foi titular no escalão máximo do futebol inglês durante duas temporadas. Passou ainda pelo Nottingham Forest, Bristol City e Oldham Athletic. Em 2016, já com 30 anos, não teve qualquer problema em mudar-se para a quinta divisão. Passou pelo Braintree Town, Leyton Orient e Aldershot Town. Em 2019, é um dos reforços do Maidstone United, que militava na National League South, o equivalente à sexta divisão.

O central brilhou no Wolverhampton

Nesta temporada, a terceira no clube, Elokobi vinha a jogar menos tempo. O que levou a que anunciasse que seria a última da carreira. E já estava anunciada uma despedida em grande. Afinal, a equipa liderava o campeonato. Só que o destino tinha algo mais guardado para o central. É que Elokobi marcou um golo, o 14 da carreira, distribuídos pelas seis divisões, frente ao Hampton & Richmond Borough. A vitória neste jogo assinalou a subida de divisão, aquela que foi a quarta da carreira do jogador.

Mas a história de Elokobi não se fica por aqui. Aos 30 minutos do segundo tempo foi substituído. Seguiu-se meia volta ao estádio antes de se ajoelhar junto dos adeptos da equipa. Momento que foi aplaudido por adeptos e jogadores de ambas as equipas. É certo que Elokobi está longe de ser o jogador mais famoso do futebol inglês, mas é certo que nenhum outro, por mais afamado que seja, se pode gabar de uma história destas.

Sem comentários:

Enviar um comentário