18.4.23

as pessoas e as suas frustrações que nunca são suas

Um dos maiores defeitos que as pessoas podem ter é a forma como lidam com as suas frustrações. O problema não é ter momentos em que as coisas não correm como desejamos. Porque isso todos temos. E também é certo que todos acabamos por ficar frustrados com esses momentos. A diferença está na forma como lidamos com estas alturas em que tudo corre mal. 

Muitas pessoas têm como defesa - pelo menos acreditam nisso - descarregar as frustrações nos outros. Acham que isto é a forma perfeita de lidar com a situação. Aliás, acredito mesmo que muitos fazem-no sem que tenham a noção do que estão a fazer. Para estas pessoas, o que corre mal é culpa dos outros. Tudo aquilo que está mal é por causa de alguém. Sendo que, em vários casos, esse alguém é simplesmente a primeira pessoa com quem falaram. É mais ou menos aquela coisa do estar no local errado na hora errada.

Aqueles que têm este comportamento tendem a repeti-lo ao longo dos tempos. Ou melhor, sempre que as coisas correm mal. E assim, nunca irão resolver nada. Porque as frustrações irão continuar a fazer parte da vida. Só que vão continuar a achar que a culpa é dos outros. Quando, em muitos casos, é algo que nasce na própria pessoa. Quando aprenderem a lidar com isso, vão tornar-se melhores pessoas. Vão ter a capacidade de analisar uma situação com distanciamento. Vão ser capazes de coisas simples como pedir ajuda para resolver algo. Até lá, vão descarregar sempre em alguém. Ainda que isso não resolva nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário