6.4.22

sabe qual o hábito que faz tão bem à saúde mental como praticar desporto

És fã de desporto, mas andas sem tempo para ir ao ginásio. Ou simplesmente não és grande adepto da prática de exercício físico, mas estás sempre à procura de algo que possa substituir os minutos passados na passadeira ou máquinas. Ou até gostas de treinar diariamente. Aquilo que se segue é uma informação útil para todos. Afinal, irei falar de algo que tem tantos benefícios para a saúde mental como praticar desporto.

Ouvir ou tocar música tem o mesmo efeito na saúde mental do que a prática de exercício físico. Esta é a conclusão de um estudo publicado na JAMA Network Open. E que tem como base uma meta-análise de 26 investigações anteriores. Que contaram no total com 779 participantes.

“Há cada vez mais evidências que sustentam a capacidade da música de promover amplamente o bem-estar e a qualidade de vida”

Os trabalhos analisados destacaram-se pela utilização do inquérito SF-36. Que conta com 36 perguntas que permitem avaliar a saúde física e mental dos participantes. Ou o SF-12. Que é uma versão mais curta do mesmo teste. Seguiu-se uma comparação com os benefícios, no que ao bem-estar diz respeito, de outros tratamentos. Sendo que nenhum conta com medicação ou intervenção médica. É o caso do exercício ou perda de peso. E ainda com estudos em que a música não foi uma das terapias tidas em conta.

“Há cada vez mais evidências que sustentam a capacidade da música de promover amplamente o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, a magnitude da associação positiva da música ainda não é clara, sobretudo em intervenções estabelecidas, que limitam a inclusão da música nas políticas de saúde”, defendem os autores do trabalho. Que salientam a necessidade de mais trabalhos para que a música passe a ser utilizadas para fins terapêuticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário