29.10.21

sabe por que acordas a meio da noite e por que não consegues voltar a adormecer

Já te aconteceu acordar a meio da noite e não conseguires voltar a adormecer. Além disso, nesse momento ficas ocupado a pensar em diversos problemas. Posso desde já adiantar que existe uma explicação para tudo isto. Bem como uma forma de contornar este problema que impede que tenhas uma noite de sono tranquila. Algo que é explicado no Hull Live, que recorreu aos conselhos de um especialista para analisar essa situação comum a tantas pessoas. 

O primeiro passo é perceber o que acontece ao corpo por volta das três horas da manhã. Greg Murray, um especialista em sono, refere ao jornal que “numa noite de sono normal, a nossa neurobiologia atinge um ponto de inflexão por volta das três ou quatro da manhã”. “A temperatura corporal central começa a subir, o impulso do sono está a diminuir, a secreção de melatonina (hormona do sono) atingiu o pico e os níveis de cortisol (hormona do stress) está a aumentar à medida que o corpo se prepara para mais um dia”, acrescenta.

O motivo pelo qual ficamos preocupados quando acordamos a meio da noite

“Na verdade, acordamos muitas vezes todas as noites e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite. Quando o sono está a correr bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares. Mas acrescente um pouco de stress e há uma boa probabilidade de que o despertar se transforme num estado totalmente autoconsciente”, explica. O especialista refere ainda que, ao longo dos últimos tempos, a pandemia de coronavírus é um factor de stress que perturba o sono. “A preocupação de estar acordado quando deveria estar a dormir pode fazer com que a pessoa passe para uma vigília ansiosa sempre que passar por uma fase de sono leve”, argumenta. 

Depois disto, é momento de analisar o motivo pelo qual ficamos preocupados durante a noite. “Nessa altura do ciclo do sono estamos no nosso declínio físico e cognitivo. Do ponto de vista da natureza, este é um momento de recuperação física e emocional. Então é compreensível que os nossos recursos internos estejam baixos”, refere. “Mas também faltam outros recursos no meio da noite (como ligações sociais). Sem nenhuma das nossas habilidades humanas e capital, somos deixados sozinhos no escuro com os nossos pensamentos. Portanto, a mente está parcialmente certa quando conclui que os problemas que gerou não têm solução às três da manha”, conta. Tudo muda quando o sol nasce. Passamos a fazer coisas que ajudam a colocar os problemas em perspectiva.

Como voltar a adormecer

Por fim, só falta saber aquilo que tem de fazer para voltar a adormecer de madrugada. “Já se apercebeu de que os pensamentos das três da manhã são muito focados em si? Andar à volta do conceito ‘eu’ podemos gerar sentimentos dolorosos direcionados para o passado, como a culpa e o arrependimento”, explica. O especialista revela ainda qual a postura que adopta. “Centro a minha atenção nos meus sentidos, especificamente no som da minha respiração. Às vezes, essa meditação funciona. As vezes não. Se passarem 15 ou 20 minutos, levanto-me, acendo a luz fraca e leio”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário