11.10.21

descobre o mal que a gripe faz ao coração

Já arrancou a primeira fase de vacinação gratuita conta a gripe e para assinalar Dia Mundial do Coração o cardiologista Carlos Rabaçal, da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, realça que é muito importante que as pessoas sejam vacinadas. Principalmente quando estamos a falar daqueles que têm problemas do coração. Além disso, salienta ser fundamental manter as medidas de proteção, como o uso da máscara (na presença de muitas pessoas), a distância social e a correta higienização das mãos. 

“Face à situação que ainda estamos a viver da pandemia de covid, percebemos que os vírus podem ter uma influência dramática na função de vários órgãos e de vários sistemas do corpo humano, em particular do coração”, refere em declarações à Lusa. “É incrível como antigamente se via pessoas aglomeradas nos bancos das urgências dos hospitais, com tosse, e ninguém usava máscara”, prossegue.

“Uma situação cardiovascular traduz um aumento do risco para qualquer pessoa”

“As pessoas que têm maior risco, particularmente aquelas que já têm qualquer doença, que já tiveram um enfarte do miocárdio, que sofrem de angina de peito ou que têm insuficiência cardíaca, são aquelas que passam pior por qualquer infeção, seja ela viral ou bacteriana”, explica o cardiologista. “Uma situação cardiovascular traduz um aumento do risco para qualquer pessoa”, destaca. E deixa um alerta. “Todos os organismos internacionais recomendam que as pessoas que tenham qualquer tipo de doença cardiovascular devem vacinar-se contra a gripe para não correrem mais riscos de terem problemas sérios.” Por fim, aconselha que todos sejam vacinados. “Mesmo as pessoas que não têm doenças, com a gripe têm um maior risco de vir a desenvolver um problema cardíaco”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário