21.9.21

pablo sarabia tenta acabar com “maldição” do campeonato português

As últimas horas do mercado de transferências trouxeram um dos grandes negócios deste verão. Nuno Mendes, de apenas 19 anos, trocou o Sporting pelo Paris Saint-Germain num negócio milionário. Os franceses pagam sete milhões pelo empréstimo do defesa esquerdo, ficando com uma cláusula de compra obrigatória no valor de 40 milhões de euros. Além disso, o PSG empresta ainda Pablo Sarabia aos “leões” de Rúben Amorim.

Pablo Sarabia chega a Portugal com o rótulo da transferência mais sonante desde defeso. Avaliado em 25 milhões de euros, e com presença assídua na seleção espanhola, o extremo é visto por muitos como o melhor jogador do campeonato português. Ainda assim, Sarabia terá de lidar com uma “maldição” recente. É que os reforços mais sonantes dos últimos anos acabaram por se transformar em verdadeiros flops.

Felipe Anderson, de estrela a flop

Olhando para a temporada 2020/21, todos destacaram a chegada de Felipe Anderson ao Porto. Emprestado pelo West Ham, o brasileiro foi imediatamente apontado como o maior talento do campeonato. Ainda assim, nunca se impôs nos azuis e brancos e participou em apenas 10 jogos. Ainda nessa temporada, Darwin Nuñez e Everton “Cebolinha” chegavam ao Benfica com ambos a realizarem uma época abaixo do esperado. 

Raúl de Tomás só marcou três golos no Benfica

Agora, recuamos até 2019/20. Raúl de Tomás trocava o Real Madrid pelo Benfica, numa transferência de 20 milhões de euros. O espanhol acabou por deixar Portugal em janeiro, com exibições que não deixaram saudades. Ao Porto chegava Nakajima, com os azuis e brancos a gastarem 12 milhões de euros por metade do passe do jogador. Mais um caso de insucesso. Por sua vez, o Sporting contratava Vietto, que não sendo um flop flagrante, também acabou por não ser determinante na equipa.

Reforços sonantes com impacto positivo em 2018/19

Só em 2018/19 é que os reforços mais sonantes dos três grandes acabaram por se impor e conquistar os adeptos dos clubes. Foi assim com Éder Militão no Porto. Tal como aconteceu com Raphinha no Sporting e com Gabriel no Benfica. Ainda assim, também existem erros nesta época. Foi o caso de Castillo no Benfica, Bruno Gaspar no Sporting e Waris no Porto. Agora, cabe a Pablo Sarabia colocar um ponto final nesta “maldição” do mercado de transferências de verão do futebol português.

Sem comentários:

Enviar um comentário