9.9.21

9 alimentos que tens no frigorífico e que te podem matar

Por norma, os alimentos são colocados no frigorífico por dois motivos. Ou para que fiquem mais frescos ou para que o tempo de vida seja prolongado. O que muitas pessoas desconhecem é que podem estar a armazenar verdadeiro veneno. Que, em situações específicas e extremas, pode provocar a morte. E estou a falar (na sua maioria) de alimentos que comes frequentemente e para os quais nunca olhaste com receio. O alerta é feito pelo Daily Star.   

1 – Ruibarbo 

Estás a pensar esfarelar um ruibarbo? É melhor teres cuidado com esta opção pois as folhas são venenosas. Estas podem dar origem a problemas respiratórios, convulsões, insuficiência renal e morte. Por isso, evita sempre as folhas. 

 

2 – Feijão vermelho 

Se são enlatados, problema resolvido. Caso contrário, deixa de molho antes de confecionar. É que contem lectinas, que podem matar as células do estômago. 

 

3 – Batatas 

Se por acaso te deparares com uma batata verde... não a comas. É certo que o envenenamento é raro, mas ser cuidadoso nunca é demais. A toxina verde pode provocar desconforto gastrointestinal, coma ou mesmo a morte. 

 

4 – Caroços de cereja 

Adoras caroços de cereja? Come com moderação pois contêm cianeto, que é venenoso. 

 

5 – Castanha de caju 

Estas castanhas são na realidade sementes. E as cascas são mortais devido à camada de ácido anacárdico.  

 

6 – Atum 

Não falo do enlatado, mas do cru. Já deves ter ouvido falar do envenenamento por mercúrio. Como tal, tem cuidado. 

 

7 – Mel 

Este doce pode conter uma toxina venenosa quando não é pasteurizado da forma correcta. Pode provocar dores de cabeça, tontura, fraqueza, vómitos ou mesmo a morte. 

 

8 – Fugu 

Se costumas preparar o teu sushi, tem muito cuidado com o fugu pois esta iguaria é mais venenosa do que o cianeto. A morte é rápida e extremamente violenta. E não existe antídoto. Deixa a arte de trabalhar peixes venenosos para quem realmente percebe dela. 

 

9 – Amêndoas 

Se consumires muitas amêndoas amargas poderás passar por uma situação pouco simpática. Tudo por causa dos vestígios do ácido cianídrico. E estou a falar do desligamento do sistema nervoso, dificuldades respiratórias ou mesmo a morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário