4.8.21

aprende a responder às 5 perguntas que mais se ouvem numa entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego pode ser um momento complicado para muitas pessoas. Que podem até ficar nervosas com o desejo de mostrar que são o candidato perfeito para o lugar. O que faz com que tudo possa correr mal. Daí que o melhor conselho é que te prepares previamente para o que irá acontecer. E para ajudar nesta preparação, o Daily Star compilou aquelas que são as cinco perguntas que provavelmente irás ouvir durante uma entrevista. 

1 – Fale sobre si 

Não é uma pergunta, mas um desafio. Aliás, é quase sempre a primeira coisa que se ouve numa entrevista de emprego. Tendo em conta que já enviaste o currículo e uma carta de apresentação, evita repetir tudo isto. Aquilo que se irá destacar é a tua personalidade. “Começa com um breve resumo da história da tua carreira. Dá-lhes uma breve visão geral de como a tua carreira se desenvolveu, focando mais no que aprendeste e alcançaste”, explica Margaret Buj, autora do livro Land That Job. Não divague muito, use uma voz clara e mantenha o contacto visual. 

 

2 – Revele como lidou com uma situação difícil 

Neste caso, podes recorrer a uma experiência num trabalho anterior. Podes falar da situação, as tarefas necessárias, a acção e o resultado. Segue este método que serve para mostrar como superaste o problema, bem como as tuas qualidades como solucionador de problemas. 

 

3 – Quais os seus pontos fracos? 

Neste caso, o entrevistador quer perceber como reconheces as próprias fraquezas e como é que superas as mesmas. Este é daqueles casos que deverás pensar antes da entrevista. Caso penses em algo no momento, poderás passar uma imagem de desonestidade. 

 

4 – O que o difere dos outros candidatos? 

Este é o momento em que querem que te diferencies de todos os outros. Antes da entrevista pensa nos teus pontos fortes e qualidades. Evita coisas como “trabalho muito” ou “tenho muito potencial”. Podes dar exemplos de épocas em que trabalhaste muito ou um caso específico em que te tenha excedido. 

 

5 – Por que quer trabalhar para nós? 

Este é outro clássico das entrevistas. Aqui é uma espécie de rasteira. O empregador pode estar a querer saber se fizeste alguma pesquisa sobre a empresa a que estás a candidatar-te. E é isso mesmo que deverás fazer. Fica a saber o que o entusiasma, o que existe que é do teu especial agrado. Nesta pergunta deverás focar-te nas necessidades da empresa e não nas tuas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário