14.8.21

álcool é o factor principal para o aparecimento destes 7 tipos de cancro

O álcool é o principal responsável pelo aparecimento de sete cancros. Este é o resultado de um novo estudo que acaba de ser publicado na The Lancet Oncology. De acordo com o trabalho científico, o consumo de bebidas alcoólicas é directamente responsável pelo aparecimento destes sete cancros: esófago, garganta, laringe, cólon, reto, fígado e mama. O estudo que está a causar alarme foi realizado por uma equipa de investigadores de instituições de saúde mental e cancro nos Estados Unidos da América, Canadá, França e Nigéria.  

De acordo com os investigadores, uma das formas de prevenir o cancro passa pelo consumo moderado de bebidas alcoólicas. Só que Harriet Rumgay, uma das autoras do estudo, muitos são aqueles que não têm noção da relação de causa e efeito entre a bebida e as doenças. “Menos de um em cada três americanos reconhece o álcool como causa de cancro”, explica à publicação. Realçando que, em 2020, o consumo de bebidas alcoólicas foi um dos fatores em 741.300 diagnósticos de cancro. 

 

A grande maioria dos pacientes é do sexo masculino 

 

O que significa que 4,1% dos diagnósticos mundiais dos referidos sete tipos de cancro em 2020 estão associados ao álcool. A grande maioria dos pacientes é do sexo masculino. Estou a falar de 568.700 homens. Ou seja, 77% do total de casos de cancro atribuídos ao consumo de bebidas alcoólicas. O principal cancro é o do esófago. Segue-se o do fígado e, em terceiro lugar, o cancro da mama feminino. Tudo isto leva a que seja reforçada a ideia de que deverá beber com moderação.

Sem comentários:

Enviar um comentário