16.3.21

usar óculos pode ser uma vantagem na luta contra a covid-19

Quando falamos de covid-19 e de óculos, rapidamente se destacam os lamentos que muitas pessoas fazem. Referindo que ficam com os óculos embaciados sempre que têm de utilizar máscara. Mas a verdade é que este contratempo acaba por ser uma vantagem. De acordo com um novo estudo, pessoas que usam óculos têm um risco três vezes menor de contrair o novo coronavírus.  

De acordo com os investigadores, as pessoas que usam óculos acabam por tocar nos olhos muito menos vezes. O mesmo se aplica ao esfregar os olhos. O que é bom sinal pois estamos perante “uma via significativa de infecção”. O trabalho refere ainda que indivíduos pobres e com poucas habilitações literárias acabam por estar mais propensos a contrair covid-19. Até porque acabam por não usar tanto óculos como máscara de proteção individual. 

 

“Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via de infecção significativa para o vírus” 

 

O estudo, realizado na Índia e dado a conhecer pelo jornal britânico The Sun, salienta que as pessoas tocam no rosto, em média, 23 vezes por hora. No que aos olhos diz respeito, são três vezes por hora. “A transmissão ocorre ao tocarmos no rosto, nariz, boca e olhos. A probabilidade de tocar no nariz e na boca reduz significativamente ao usar uma máscara facial corretamente. Mas usar uma máscara facial não protege os olhos”, explica Amit Kumar Saxena, um dos investigadores. “Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via de infecção significativa para o vírus”, acrescenta. “O risco de covid-19 foi duas a três vezes menor na população que usa óculos do que na população que não usa óculos. Isso pode ser devido a tocarem e esfregarem menos nos olhos ao usarem óculos”, conclui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário