9.3.21

sporting entre as três surpresas dos campeões dos principais campeonatos europeus

Neste momento, não é surpresa para ninguém que o Sporting é o principal candidato à conquista do título de campeão nacional. Mas no início da época as projecções não eram essas. O Porto mantinha boa parte da equipa campeã e o Benfica apostava no regresso de Jorge Jesus e num milionário projecto desportivo para a reconquista do título. Enquanto isto, a equipa treinada por Rúben Amorim, que até ficou de fora das competições europeias, construía um plantel com um baixo orçamento.  

Tudo isto fazia com que muitos defendessem que a luta do título seria disputada pelos crónicos candidatos dos últimos anos: Benfica e Porto. Agora, à passagem da 22ª jornada, o Sporting pode acabar esta ronda com 9 pontos de avanço do Braga, o segundo classificado. E de acordo com a projecção do Observatório do Futebol (CIES), os “leões” não vão deixar fugir a liderança. Segundo o relatório, o Sporting irá sagrar-se campeão com 82 pontos. E com uma diferença de seis em relação ao Porto, o segundo classificado.  

 

Sporting campeão, Benfica em quarto e Tondela e Famalicão despromovidos 

 

Segue-se o Braga em terceiro e o Benfica em quarto. O que significa, caso se confirme este cenário, que a equipa de Jorge Jesus fica de fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. A título de curiosidade, a previsão revela que Famalicão e Tondela serão as equipas despromovidas à segunda divisão. Por sua vez, o Farense terá de disputar o playoff com o terceiro classificado da 2ª Liga. 

 

Lyon e Inter são as outras surpresas 

 

Olhando para as projeções do CIES, verifica-se que o Sporting é apenas uma das surpresas entre os campeões dos principais campeonatos europeus. Em França, está previsto que o Lyon, do português Anthony Lopes, seja o novo campeão. Colocando assim um ponto final no reinado do milionário Paris Saint-Germain. Em Itália também existe surpresa. Segundo o CIES, será o Inter a conquistar o título. O Milan ficará em segundo e a Juventus, de Cristiano Ronaldo e crónica campeã, acaba o campeonato em terceiro. 

 

Atlético, Manchester City e Bayern Munique campeões 

 

Já em Espanha, refere o CIES que o título será entregue ao Atlético Madrid, de João Félix. Neste caso não se pode falar de surpresa pois os colchoneros estão sempre na luta com Barcelona e Real Madrid. Em Inglaterra será o Manchester City, dos portugueses João Cancelo, Bernardo Silva e Rúben Dias, a sagrar-se campeão. Na Alemanha será o Bayern de Munique, do português Tiago Dantas, a conquistar o título. 

 

Forma como os campeões são apurados 

 

Para chegar a esta projecção são tidos em conta os dados disponíveis até dia 10 de Fevereiro. E resulta de um modelo estatístico baseado em variantes como remates enquadrados, remates na área (tentados ou concedidos), posse de bola e passes realizados pela equipa e pelos adversários no último terço do terreno. 

Sem comentários:

Enviar um comentário