11.3.21

não deves lavar estes 5 alimentos antes de os cozinhares

Existe a ideia de que os alimentos devem ser lavados antes de serem cozinhados. Ainda assim, isto pode ser um erro que resulta na indesejada contaminação do prato. Algo que certamente ninguém deseja. O alerta é feito pela abc que destaca cinco alimentos que não precisam de ser lavados antes de serem cozinhados.   

Peixe e carne 

Esquece a ideia de lavar peixe e carne antes de cozinhar. Isto porque a água é óptima para facilitar a disseminação de microrganismos. Se desejas higienizar este tipo de alimentos, opta pelo calor. Ou seja, cozinha ambos sempre acima dos 65 graus. 

 

Ovos 

Existem muitas pessoas que não dispensam a lavagem dos ovos antes de conservar os mesmos no frigorífico. Mais uma vez, e de acordo com o artigo, isto é um erro. É que a casca do ovo é porosa. O que significa que a lavagem pode fazer com que a sujidade seja transportada para dentro da casca. 

  

Cogumelos 

É certo que podes comprar cogumelos frescos que acabam por ter terra. Ainda assim, não optes pela água. Escolhe antes um pincel ou um pedaço de papel humedecido com água para limpar os cogumelos um a um e de forma delicada. 

 

Legumes enlatados 

Podes desfazer-te do líquido (que é comestível) caso não gostes do mesmo. Mas não os laves para que não percam propriedades. 

 

Saladas e vegetais embalados  

Estes são alimentos que estão prontos para serem consumidos. Ao lavar os mesmos, corremos o risco de exposição a eventuais bactérias que estejam na superfície da nossa cozinha ou no lavatório. 

Sem comentários:

Enviar um comentário