27.3.21

fica a saber por que deverás utilizar máscara sempre que fores correr

Durante o período de confinamento, uma medida na sequência da pandemia de coronavírus, estão permitidas saídas de casa para praticar desporto. Algo que deverás fazer sempre sozinho e nas imediações da habitação. Se és daquelas pessoas que aproveita estes momentos para correr, fica a saber que não deverás deixar a máscara em casa.  

De acordo com especialistas, as pessoas que correm têm uma maior tendência a respirar de forma ofegante. Tal como expiram o ar de forma “violenta”. Algo que se traduz num “perigo” para a eventual propagação da covid-19. “O vírus está no ar, não há dúvida de que podes apanhá-lo se inalares o ar que outra pessoa expirou”, revelou Trish Greenhalgh, professora de ciências da saúde na Universidade de Oxford, no Reino Unido, durante uma conversa no Good Morning Britain. 

 

“Cerca de 40% dos casos de covid ocorrem através do contacto com pessoas que não apresentam sintomas” 

 

“Relativamente ao corredor ofegante é possível sentir a sua respiração e por vezes a outra pessoa pode mesmo sentir-se a inalá-la. Não há dúvida que é um perigo”, defende. “Cerca de 40% dos casos de covid ocorrem através do contacto com pessoas que não apresentam sintomas”, alerta. “Então se estás a correr porque achas que estás bem, e no dia seguinte desenvolves sintomas de covid, poderás, entretanto, já ter respirado sob outra pessoa, como por exemplo um idoso a passear o cão ou algo do género”, explica a especialista. 

 

Existem opiniões diferentes 

 

Por sua vez, Devi Sridhar, professor de saúde pública da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, defende que as pessoas devem usar máscara em áreas movimentadas. Sendo que podem abdicar da mesma “e correr livremente” quando longe dos outros. “Realmente depende do quão perto eles estão de ti e o quão fortemente estão a respirar”, diz. Por isso, evita locais movimentados para correr e mantém uma distância de, pelo menos, dez metros dos outros corredores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário