1.2.21

estas são as 10 piores passwords do mundo e provavelmente uma delas é a tua

A informação que se segue tem tanto de caricata como de perigosa. É que, pelo quinto ano consecutivo, as passwords mais populares do mundo são 123456 e password. Ao longo deste período de tempo foram surgindo alertas para a necessidade de ter uma palavra-passe forte, mas a tendência continua a passar por escolhas simples que acabam por facilitar o trabalho dos hackers.  

Esta análise, bem como a divulgação das piores palavras-passe, é da autoria da empresa de software NordPass. Que todos os anos dá a conhecer aquelas que são as 200 piores passwords do mundo inteiro. Para chegar a esta conclusão foram avaliadas mais de 5 milhões de palavras-passe, com especial incidência na Europa e América do Norte. Se estás curioso, fica a saber quais as 10 piores passwords do mundo e descobre se alguma é a tua. 

 

Estas são as 10 piores palavras-passe do mundo 

 

10 – Senha 

9 – 1234567890 

8 – 12345 

7 – 123123 

6 – 111111 

5 – 12345678 

4 – Password 

3 – picture1 

2 – 123456789 

1 – 123456 

 

O que fazer para ter uma password forte? 

 

Se estás preocupado com a tua segurança, fica a saber o que deverás fazer para teres uma password forte e da qual não te esquecerás em poucos minutos. As dicas são de Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN. “Nunca uses palavras-passe curtas. Quanto mais caracteres diferentes a palavra-passe tiver, mais tempo demorará um hacker ou outro cibercriminoso sinistro a descobrir”, explica. “Torna as tuas palavras-passe complexas. Usa letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, caracteres especiais e números para criares palavras-passe fortes”, recomenda. 

 

“Não é aconselhável usar palavras do dicionário, mas criar uma combinação de 6 a 7 palavras aleatórias” 

 

“Usa frases secretas longas. Não é aconselhável usar palavras do dicionário, mas criar uma combinação de 6 a 7 palavras aleatórias é um bom método. É difícil adivinhar uma combinação como ‘esquerdo elefante sapatos roxos râguebi férias’, por causa do seu comprimento e aleatoriedade, mas é mais fácil de lembrar”, explica. “Usa a técnica da mnemónica. Cria frases inesquecíveis usando a técnica da mnemónica. Por exemplo, cria uma frase como ‘Gosto de comer pizza com amigos para me divertir’ e usa-a como mnemónica para criar uma palavra-passe: ‘GdcPc4pmD’”, recomenda. “Tem um gestor de palavras-passe. É difícil lembrar palavras-passe fortes, portanto, é uma boa ideia usar um gestor de palavras-passe.  Alguns dos mais populares são LastPass e NordPass”, conclui. 

 

Se seguires estas dicas irás melhorar e fortalecer as tuas palavras-passe. As palavras-passe fortes são deveras importantes para serviços e sites nos quais partilhas as informações mais sensíveis. Isto inclui serviços bancários on-line, sites de compras, Wi-Fi doméstica, e-mail pessoal e profissional, além de algumas contas de redes sociais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário