19.11.20

fica a saber se é verdade que os gatos não podem beber leite

Se tivermos como ponto de partida um gato recém-nascido ou pequeno, é adequado que estes se alimentem do leite materno. Algo que está explicado num artigo partilhado no Perito Animal. Agora, quando o animal já está desmamado, o caso muda de figura. O que faz com que muitas pessoas fiquem na dúvida sobre o facto de os gatos poderem, ou não, beber leite.  

Depois de o gato ter sido desmamado, este pode continuar a beber leite. Que deverá ser dado em pequenas quantidades com o objectivo de perceber como será efectuada a digestão. Caso tudo corra bem, poderá ingerir leite sem qualquer problema. Sendo bom ter em mente que será algo ocasional e como um complemento à alimentação. Não deverá ser o alimento em destaque no plano alimentar do animal. 

 

Muitos gatos acabam por tornar-se intolerantes à lactose 

 

O que acontece é que muitos gatos acabam por reduzir a produção de lactose nos organismos assim que é feito o desmame. Devido ao défice da enzima ou desaparecimento da mesma, acabam por ficar intolerantes à lactose. Se estás na dúvida sobre se o teu gato é intolerante, o Perito Animal alerta para alguns sintomas: náuseas e vómitos, diarreia, gases e inchaço na zona abdominal. 

  

Se depois da ingestão de leite de vaca o gato manifestar estes sintomas, existe uma elevada probabilidade de que seja intolerante à lactose. O que significa que deverás cortar com a mesma do plano alimentar do gato. Caso não aconteça nada, poderás manter o leite como complemento da alimentação.  

Sem comentários:

Enviar um comentário