10.11.20

descobre se as bananas ajudam (ou não) a perder peso

Na hora de dar início a uma dieta que tem como missão a perca de peso muitos são aqueles que fogem a sete pés das bananas. São vários os alertas a realçar o alto teor de açúcar desta fruta, algo que faz com que se possa engordar. De acordo com a Healthline, as bananas são ricas em hidratos de carbono, fibras e ainda vários nutrientes essenciais e antioxidantes. Sendo que uma banana média tem 105 calorias. 

Realce ainda para o facto de que uma alta ingestão de fibras é algo que tem sido relacionado com a perca do peso corporal. Bem como a um conjunto de benefícios para a saúde. Se tivermos em conta o índice glicémico (IG) desta fruta, percebemos que oscila entre o baixo e médio. É importante ter em conta que o teor de açúcar e os efeitos do aumento do açúcar no sangue vão subindo consoante a peça de fruta fica mais madura. 

  

Posto isto, será que as bananas ajudam na missão de perder peso ou são um obstáculo que acaba por levar a ganhar uns quilos extra? É importante realçar que estamos perante um alimento saudável e nutritivo. Até porque existe uma riqueza em fibras e uma pobreza no que diz respeito ao número de calorias. Também não dão origem a grandes picos nos níveis de açúcar no sangue quando em comparação com outro tipo de alimentos. 

 

Apesar de não existirem estudos que detalhem o impacto do consumo de bananas no peso corporal, diversos especialistas defendem que as propriedades desta fruta fazem com que sejam um alimento amigo da perca de peso. 

1 comentário:

  1. Creio que o importante para perder peso seja haver déficit calórico constante. POdes comer banana se as calorias dela ter permitirem manter o déficit calórico, ou seja, para alguém cujo limite sejam por exemplo 1200 calorias/dia, podes comer as bananas que quiseres desde que não ultrapasses esse limite diário de calorias. Se for alguém que treine diariamente, a banana até costuma ser um optimo pré-treino. É muitas vezes o que eu como ao pequeno-almoço. Depois é só contar/vigiar as calorias das restantes refeições até ao fim do dia. Boas dietas!

    ResponderEliminar