22.9.20

as polémicas orgias de matthias schmelz

Acompanhei atentamente a série de reportagens que a TVI fez sobre Matthias Schmelz, conhecido como o rei dos aspiradores. Apesar de existirem outros temas, o destaque vai para as alegadas orgias (desmentidas pelo próprio) que o empresário, de 58 anos, tinha com adolescentes e, em alguns casos, com menores de idade. Olhando para o panorama geral, existem muitos detalhes a reter nesta história digna de um filme.

Uma das maneiras de olhar para isto passa por culpar Matthias Schmelz de tudo. Afinal, era ele quem pagava às jovens mulheres para ter relações sexuais com elas. E este ponto é mais do que suficiente para olhar para o homem como sendo o vilão desta história. Ainda que, na minha modesta opinião, não seja assim tão simples. Sendo que não existem dúvidas que deverá responder pelos crimes cometidos. Disto não há dúvidas.

Fica claro que Matthias Schmelz tem um vício. Só isso explica o número incrível de relações sexuais que teve num curto espaço de tempo. O dinheiro gasto. Detalhes como as mulheres terem de estar sempre de saltos altos. Fica evidente que existe um vício em sexo e especialistas poderão analisar melhor os detalhes que envolvem este vício do empresário.

Alerta para os pais

Mas acho que é importante olhar para o comportamento das adolescentes que aceitavam fazer parte deste estilo de vida e que alimentavam o vício de Matthias Schmelz. Todas as adolescentes/jovens mulheres que falaram na reportagem assumem que participavam nestes encontros porque queriam. Porque era dinheiro fácil. Porque tinham acesso a um estilo de vida luxuoso. Porque eram bem tratada. E estes são apenas alguns dos motivos, salientando que não eram obrigadas a nada.

Existem também adolescentes que dizem ter mentido a Matthias Schmelz. Diziam ser mais velhas quando na realidade eram menores de idade. Isto porque queriam ganhar dinheiro. Podemos (e devemos) condenar Matthias Schmelz por este detalhe - mesmo dizendo que fazia tudo o que podia para confirmar a idade das jovens a quem pagava - mas não podemos desculpar as adolescentes pelo que fizeram.

Dedico-me um pouco mais a este detalhe porque deve ser um alerta para os pais. E para que não se pense que isto é um problema de famílias desfavorecidas, vejam a reportagem e descubram que existiam muitas "meninas de bem" que faziam parte deste esquema. Conheço muitas histórias de adolescentes que aliciaram homens para um envolvimento físico. Não falo de prostituição, mas de simples engates. Adolescentes menores que mentem na idade. E a verdade é que facilmente se pode confundir uma rapariga (ou rapaz) de 16/17 anos como tendo 18, 19 ou 20. A partir daqui funciona a forma de ser de cada um.

Vítimas de maus ambientes familiares?

Voltando à reportagem, não olho para aquelas adolescentes ou jovens mulheres como vítimas de Matthias Schmelz. Olho para elas como vítimas de um possível mau ambiente familiar. Que não deve ser confundido com falta de dinheiro. Que esse até pode abundar. Refiro-me a falta de atenção. De carinho e talvez de amor. Adolescentes que vão crescendo sozinhas, sem grande interesse/preocupação da parte dos pais.

É por isso que defendo que uma das lições a retirar desta reportagem é um estado de alerta que deve preocupar todos os pais. Para que as filhas (e filhos) não caiam em esquemas como estes. E acreditem que é mesmo muito fácil de acontecer. Bastam más companhias no círculo de amigos. Bastam algumas centenas de euros, jantares e outros detalhes de luxo. E facilmente passam a fazer parte de uma vida da qual pode ser complicado sair. Quando os pais se apercebem disto, pode já ser tarde e estar já uma vida "estragada".

Sem comentários:

Enviar um comentário