16.5.20

tem muito cuidado com os piratas informáticos

A pandemia de coronavírus deu origem a uma crise mundial que afecta as mais diversas áreas. O grande destaque vai para a saúde pública, mas é também necessário que tenhas cuidado com outra “estirpe” do vírus. O aviso é feito pela Google que alerta que os hackers estão a usar a covid-19 para spam, phishing e malware.

Aquele que é o motor de busca mais popular do mundo deu conta das diversas tentativas de hackers em ganhar dinheiro com a pandemia. Algo que é feito com recurso a ataques que têm como destinatários, entre outros, funcionários do governo e organizações internacionais que trabalham na luta contra a pandemia.

"Uma campanha notável visou contas pessoais de funcionários públicos americanos, pagos pelo governo, com mensagens de phishing que pareciam ter sido enviadas por redes de fast-food, relacionadas com a covid-19", diz Shane Huntley, do Threat Analysis Group do Google. Departamento que está encarregue de rastrear as ameaças de cibersegurança.

"Alguns emails oferecem refeições gratuitas e cupões de desconto, outro redireccionam para ditos sites de pedidos online, concebidos para obter os nomes de usuário do Gmail daqueles que clicam nos links", acrescenta. Realçando que diversos piratas informáticos fazem passar-se por instituições de saúde para enganar as vítimas. Que acabam por fazer o download de malwares.

Recentemente, a Google fez saber ter detectado 18 milhões de mensagens diárias relacionadas com o coronavírus. Bem como 240 milhões de spams diários associados à pandemia. Ainda assim, a Google garante ter a capacidade de bloquear 99,9% destes ataques, ainda antes de atingirem o alvo. Como nunca é demais alertar, tenha cuidado em relação aos emails que possa receber. Certifique-se de que os mesmos têm uma origem fidedigna.

Sem comentários:

Enviar um comentário