2.5.20

sabes quem é o vinnie jones? (cuidado com o que irás descobrir)

Vinnie Jones é um nome que poderá não passar despercebido a algumas pessoas. Sendo muito provável que exista quem esteja a pensar, neste preciso momento, que estou a falar de um actor de Hollywood. Que aparece em filmes como Snatch - Porcos e Diamantes, X-Men: O Condfronto Final ou 60 Segundos.E isto é verdade. Agora, e se te disser que foi jogador profissional de futebol? E que tinha a fama de jogador mais odiado do campeonato inglês? Se desconhecias isto, prepara-te para o que aí vem e aproveita a viagem pela carreira e vida de Vinnie Jones.



Formado no modesto Wealdstone FC, Vinnie Jones passou ainda pela Suécia. Regressou a Inglaterra para vestir a camisola do Wimbledon, clube que o tornou famoso e que representou em duas ocasiões distintas. Passou ainda pelo Leeds, Sheffield United, Chelsea e QPR. Foi neste último que pendurou as chuteiras, em 1999. Quanto a troféus, fica para a história a Taça de Inglaterra, que levantou com a camisola do Wimbledon, em 1988.

Se existem jogadores que se destacam pelos dribles ou golos, Vinnie Jones tinha na garra a sua imagem de marca. O médio-defensivo disputava cada lance como se fosse o último. Sendo acusado por muitos de utilizar uma agressividade excessiva e, até maldosa. Agarrar camisolas e empurrar adversários eram apenas duas das facetas do jogador que chegou a ser apelidado de psicopata. Verdade seja dita, até fora do campo o jogador tinha problemas.

"Quando descubro que um rival foi deixado por uma mulher, tento lembrá-lo disso em campo"


"Assinei os documentos para jogar pelo Watford aos 12 anos, mas os meus pais divorciaram-se e não voltei a chutar uma bola durante três anos. Revoltei-me, saí de casa e voltar ao futebol foi o que me salvou. Foi a segunda oportunidade de que precisava", confessou em tempos. Além da dureza e destruição de jogo, Vinnie Jones foi o autor de diversas frases memoráveis. "Ganhar não é importante desde que ganhes", é apenas uma delas.

O jogador que se estreou com a camisola do Wimbledon com apenas 21 anos tinha uma estratégia para deixar os outros jogadores nervosos. "Quando descubro que um rival foi deixado por uma mulher, tento lembrá-lo disso em campo", dizia enquanto jogador. Existem também frases que explicam por que era tão odiado. "Aquilo de que mais gosto é o estalar dos ossos dos adversários quando se aleijam", revelava.

"O meu nome é Vinnie Jones, sou cigano, ganho muito dinheiro e vou arrancar a tua orelha com os dentes e depois cuspi-la para o relvado"


Para a história fica um confronto com Paul Gascoigne, um dos craques do futebol inglês. Foi deste duelo que resultou uma das fotografias mais icónicas da carreira de Vinnie Jones. Na qual aparece a agarrar o jogador inglês pela genitália. "O meu nome é Vinnie Jones, sou cigano, ganho muito dinheiro e vou arrancar a tua orelha com os dentes e depois cuspi-la para o relvado. Estás sozinho, gordo e só comigo", foi aquilo que Vinnie Jones disse a Paul Gascoigne durante o jogo. "Agora tenho de ir ao canto, mas não te preocupes gordo, que já volto", foram outras das palavras do internacional galês.

Se acompanhas o futebol inglês, certamente que te recordas do pontapé que Cantona deu a um adepto depois de ter sido expulso. Pois bem, um dos mais famosos de Vinnie Jones foi dado ao francês do Manchester United. Que não respondeu ao galês. Ainda hoje, Vinnie Jones é o segundo jogador com mais cartões vermelhos na Premier League. No total foram 12, sendo apenas superado por Roy Keane (Manchester United), com 13. Mas não se pense que eram apenas os adversários que ficavam com marcas. "Ao longo dos anos, levei cerca de 80 pontos na cabeça e no rosto, devido a incidentes de futebol e bares. Por isso, tenho muitas cicatrizes", revelou no passado.

"Para seres bem-sucedido em Hollywood, precisas de ser um pouco gay e um pouco judeu e eu estou a poupar para ser judeu"


No final dos anos 90 acumularam-se das queixas em relação a Vinnie Jones. Que chegou mesmo a fazer 100 horas de trabalho comunitário, depois de ter agredido um vizinho. Em 2003, foi condenado por insultar uma tripulação durante um voo. Em 2008, foi detido por ter participado numa luta de bar.

O passado de Vinnie Jones fez com que muitos ficassem surpreendidos com a fama em Hollywood. No que à carreira na representação diz respeito, foi o realizador Guy Ritchie quem apostou no antigo jogador de futebol. Snatch – Porcos e Diamantes foi o filme que lhe deu fama mundial. Também aqui, não se livra da polémica. "Para seres bem-sucedido em Hollywood, precisas de ser um pouco gay e um pouco judeu e eu estou a poupar para ser judeu", disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário