25.5.20

este é o tempo que tens de esperar para voltar a fazer sexo depois do coronavírus

O coronavírus continua a ser um campo desconhecido em diversos aspectos. Como é o caso da suposta transmissão da covid-19 através do sexo. Ainda assim, existem países que estão a adoptar algumas medidas em relação à vida sexual dos pacientes que recuperaram da doença. Como é o caso da Tailândia. Neste país a recomendação é a de que aqueles que recuperaram da covid-19 esperem 30 dias para voltarem a ter relações sexuais. Ou simplesmente dar um beijo.

Veerawat Manosutthi, um médico do Departamento de Controlo de Doenças tailandês cita, em declarações ao Khaosod English, um estudo chinês que refere que o sémen pode transmitir o coronavírus. Este trabalho foi publicado no Journal of the American Medicine Association e contou com amostras de sémen de 38 homens. O resultado foi o que de 16% dos homens que recuperaram da doença ainda tinham traços do vírus no sémen.

Apesar de não existir a certeza de que o coronavírus possa ser transmitido via sexual, as pessoas estão a ser aconselhadas a ter algumas precauções nesta área. Usando como exemplo outras doenças que eram vistas como não sendo transmitidas sexualmente, como é o caso do Zika e do Ébola. E que mais tarde se provou que existia uma transmissão através do sexo.

“A presença de vírus no sémen pode ser mais comum do que se percebe actualmente. E vírus tradicionalmente não transmitidos através do sexo não devem ser assumidos como totalmente ausentes das secreções genitais”, referem os investigadores. Que acreditam que o coronavírus passa da corrente sanguínea para os testículos. Apesar da recomendação dos 30 dias, Veerawat Manosutthi aconselha ainda o uso de preservativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário