30.5.20

é por isto que os cães são tão leais

São conhecidos como os melhores amigos do Homem. E todos enaltecem a lealdade dos cães. Quem nunca ouviu alguém dizer algo assim sobre um amigo de quatro patas? Aposto que todas as pessoas. Ainda assim, se calhar nem todos perderam tempo a pensar no motivo pelo qual realmente existe tanta lealdade da parte daquele que é um dos animais de estimação mais populares do mundo.

Segundo a Michelson Found Animals, existe uma explicação que tende a ser difundida por muitos especialistas. E que nos leva a percorrer a história e a juntar os canis lupus familiaris e homo sapiens. Quer isto dizer que existe uma evolução em conjunto de ambas as espécies, numa relação se prolonga há muitos anos.

Ainda assim, existem estudos, realizados num passado recente, que apontam uma explicação diferente. Há especialistas que defendem que os cães acabaram por se "distanciar" dos seus ancestrais lobos. Algo que ocorreu há qualquer coisa como 135 mil anos. Ou seja, antes da convivência com humanos.

Voltando à fundação, a lealdade é algo natural para os cães. Que são animais de carga, sendo sociais e gostando da companhia de outros animais. Algo que pode ser visto como um mecanismo de sobrevivência. Ou seja, muitos especialistas e treinadores de cães acreditam que a mentalidade de matilha acaba por levar a que os cães sejam leais aos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário