15.5.20

costumas ter aftas na boca? a culpa pode ser destes alimentos

Se fores como eu, certamente que odeias ter aftas na boca. Mas devo dizer-te que estás enganado se acreditares ser um problema exclusivo daqueles que têm uma higiene oral que deixa a desejar. A verdade é que as bocas saudáveis não estão imunes ao aparecimento de aftas. Sendo que o aparecimento destas pode estar associado a factores hormonais ou uma dieta desequilibrada. E estes são apenas dois exemplos.

Quanto às aftas, estas são feridas ou lesões que podem aparecer nas mais variadas zonas da boca. E que por norma são dolorosas, levando ao desconforto e numa maior dificuldade em comer e beber. Ou mesmo, em alguns casos, falar. Se este é um problema comum para ti, fica a saber que existem alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de aftas.

Deves evitar alimentos picantes ou muito condimentados. Bem como alimentos salgados, como é o caso de amendoins e batatas fritas. E ainda frutas cítricas ou ácidas, por exemplo, laranjas, limões e morangos. Alimentos duros, como frutos secos também são de evitar. E ainda alimentos ou bebidas quentes, como acontece com o café. À lista juntam-se os refrigerantes, devido ao açúcar branco e ainda o chocolate.

Mas fica ainda a saber que existem alimentos que são aliados daqueles que dispensam o aparecimento de aftas na boca. É o caso dos que são ricos em vitaminas e sais minerais. Bem como alimentos mais cremosos, por exemplos purés ou sopas de legumes. E ainda bebidas frias, como é o caso de água, chás e infusões.

1 comentário: