23.4.20

fica a saber como deves lavar as frutas e vegetais durante a pandemia de coronavírus

A pandemia de coronavírus tem conduzido à mudança de hábitos de muitas pessoas. O que é bom. Por outro lado, existem também muitos mitos e ideias erradas associadas à prevenção. É aqui que entra, por exemplo, a forma correcta de lavar as frutas e vegetais de modo a prevenir a doença. E posso dizer-te que existem relatos de pessoas que estão a fazê-lo com sabão, cloro diluído ou mesmo lisol. Algo que não é recomendado. De todo!

"Não faças isso", pede Benfamin Chapman, um especialista em segurança alimentar da North Carolina State University, situada nos Estados Unidos da América, em declarações à Men’s Health. O especialista explica que as pessoas correm risco de adoecer ao utilizar, por exemplo, lisol. Benjamin Chapman salienta que é importante lavar a fruta e os vegetais antes de os ingerir. Até porque existem diversas bactérias e vírus que sobrevivem neste tipo de alimentos. O especialista refere também que o coronavírus não altera os normais procedimentos de lavagem dos alimentos. Até porque não existem provas científicas de que as pessoas apanhem a covid-19 através de alimentos.

Como tal, os procedimentos deverão ser os de sempre. A começar por lavar as mãos e superfícies antes de manusear os alimentos. Quanto às mãos, já sabes que deverás demorar 20 segundos a executar essa tarefa. Lava também os utensílios e superfícies com água quente e detergente, de modo a evitar uma contaminação cruzada. Certifica-te ainda de que usas uma toalha (ou pano) limpa para secar as mãos e utensílios.

O especialista defende ainda que só deverás lavar as frutas e vegetais antes de os comeres. "Remove alguma da protecção que as plantas têm contra o mofo e leveduras, que previnem a sua deterioração", argumenta, em relação à lavagem com muito tempo de antecedência. Acrescentando que as frutas e legumes contém fitoquímicos, óleos e bactérias inofensivas que impedem o desenvolvimento de mofo e leveduras.

Benjamin Chapman reforça a ideia de que usar químicos é perigoso. Não tanto quanto o uso do sabão, igualmente desaconselhado. Este último pode dar origem a náuseas, vómitos e diarreias. Por isso, a solução é usar água fria. Deverás colocar a fruta e os legumes debaixo de água fria enquanto a tua paciência o permitir. Esta é a recomendação de Benjamin Chapman. A água remove 99% da sujidade e possíveis contaminantes. Por isso, não precisas de usar mais nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário