4.4.20

em casa tens de ter (muito) cuidado com isto por causa do coronavírus

Nesta altura já ouviste certamente muitas vezes que deves lavar as mãos com frequência, de modo a prevenir a contaminação de coronavírus. Como nunca é demais reforçar a ideia, deves passar 20 segundos a lavar as mãos. Se não queres contar, podes cantar os parabéns duas vezes. Mas a verdade é que lavar as mão não chega. É preciso que tenhas cuidado com outras coisas. Precisamente em casa, onde o vírus se pode alojar com relativa facilidade. Quem o diz é Deyan Dimitrov, proprietário da cadeia de lavandarias britânicas Laundryheap, em conversa com o Daily Star. Que destaca 5 objectos que todos temos em casa.

Casacos
Deytan Dimitrov aconselha que mudes de roupa assim que chega a casa. Deverá deixar o casaco a apanha ar, especialmente se estiver húmido. "Lava os casacos na máquina ou coloca-os na lavandaria, segundo as instruções nas etiquetas, e entre as lavagens vaporiza-os com uma solução caseira de partes iguais de água e de vinagre de vinho branco. Simplesmente coloca a mistura numa garrafa que tenha um borrifador - podes adicionar alguns óleos essenciais se desejares, lavanda por exemplo - e vaporiza. O vinagre é uma substância que é naturalmente anti-bacteriana, além de ser um produto barato e que se encontra facilmente em qualquer supermercado."

Fronhas de almofadas
Ter as mãos lavadas e não tocar no rosto pode não chegar quando dormes numa fronha suja. "Agora mais do que nunca, deves trocar as fronhas das almofadas ainda mais regularmente do que a restante roupa de cama. Lava-as a 60ºC."

Panos de cozinha
"Apesar de parecerem inofensivos, os panos de cozinha são um ambiente altamente propício para a multiplicação de vírus e batérias. Agora, com a preocupação adicional do coronavírus é fundamental substituir estes tecidos diariamente."

Luvas e pegas de cozinha
"Trata-se da mesma forma de pensamento relativamente aos panos de cozinha. Tanto luvas como pegas devem ser lavadas todos os dias. Se tiverem nódoas, coloca-as de molho em água morna, adiciona um copo de vinagre de sidra e de detergente para a louça e deixa actuar durante pelo menos 20 minutos."

Tapetes e carpetes
"Tapetes e carpetes ficam facilmente repletos de sujidade e são sem dúvida alguma um terreno fértil para a propagação e proliferação de vírus. E não basta aspirar ou usar a máquina de lavar roupa. Deverás recorrer a um serviço especializado de limpeza ou a uma lavandaria."

1 comentário:

  1. O truque é mesmo não sair, porque isso parece dar tudo tantoooo trabalhoooo

    ResponderEliminar