16.4.20

cuidados a ter com o ar condicionado durante a pandemia de coronavírus

Já todos ouvimos falar dos cuidados com a higiene pessoal. Com o uso de máscaras. Com a roupa que usamos quando vamos à rua e até do distanciamento social. Pois bem, os cuidados redobrados não se devem ficar por aqui. É bom que também tenhas atenção à qualidade do ar que respiras. Até porque é importante não esquecer que um ambiente com uma boa ventilação é uma das formas de evitar a transmissão. Neste caso específico, socorro-me da opinião de Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Brasil.

O especialista refere, em declarações ao site brasileiro Delas, que o filtro do ar condicionado não tem a capacidade necessária para "segurar" a partícula do coronavírus. Por isso, caso alguém esteja infectado no ambiente, aumenta a probabilidade de transmitir o vírus para outras pessoas. "A recomendação é manter as janelas abertas pelo máximo de tempo e usar ventiladores para o ar circular", diz. "Quando isso não for possível, cria um ambiente que, a priori, esteja livre de partículas, livre de pessoas que, porventura, possam estar infectadas", acrescenta. Caso não prescindas do uso do ar condicionado, certifica-te de que não estás perante um ambiente contaminado. À opinião de Fausto Nakandakari, junta-se uma lista de medidas preventivas, da autoria da Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento, que são essenciais para garantir a qualidade do ar.

Renovação do ar
É algo que garante a ventilação e circulação do ar. Bem como a diluição do ar no interior do ambiente. "Dessa forma, não permite a concentração de poluentes, factor que provoca agravamentos à saúde".

Filtragem
Fundamental para reter partículas e micro gotículas que podem transportar poluentes ou micro-organismos.

Controlo da temperatura e humidade
Tem em atenção a temperatura e humidade adequadas. São factores importantes na saúde das pessoas. Até porque podem inibir a proliferação de diversos organismos, como o coronavírus.

Controlar a qualidade do ar
"Manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes".

A associação deixa ainda um aviso. "A manutenção e limpeza deve ser mantida sob todos os aspectos, sejam ambientes em uso ou não. A periodicidade deve ser definida de acordo com as necessidades e os processos mantidos conforme determinados", pode ler-se. Realçando a ideia de que a manutenção deverá ser feita por profissionais habilitados.

Sem comentários:

Publicar um comentário