15.4.20

cuidado com a forma como guardas o sumo de limão em casa

É normal que as pessoas estejam a acumular mais alimentos em casa. Não significa que compres tudo aquilo que consegues agarrar, mas é verdade que acabamos por comprar um pouco mais, de forma a sair de casa menos vezes. Só que isto poderá fazer com que armazenes, de forma errada, alguns alimentos. Como é o caso do sumo de limão engarrafado. Neste caso específico, poderás mesmo ficar doente.

Ao contrário daquilo em que muitos acreditam, os sumos de limão ou lima, engarrafados, ficam estragados. Não é a acidez presente nos mesmos que fará com que aguentem uma vida. Falo destes dois porque são daqueles a que muitas pessoas recorrem apenas como tempero. Acabando por guardar os mesmos na despensa depois de abertos. E é assim que chegamos ao erro.

Como acontece com os outros sumos, mais utilizados para beber do que para temperar, também o sumo de limão (ou lima) deve ser guardado no frigorífico depois de aberto. E não é o facto de ser utilizado para tempero que deverá mudar esta regra. Antes de aberto, poderá ser armazenado num armário sem luz. Depois de aberto, é obrigatório que seja guardado no frigorífico. Até porque estamos a falar de bebidas que se degradam de forma relativamente rápida.

Se estiver bem fechado, poderá aguentar três meses no frigorífico depois de aberto. Agora, se estivermos a falar de sumo de limão fresco, sem conservantes, não irá durar mais de três dias. Umas das soluções é armazenar este último tipo de sumo em cubos no congelador. Que poderás utilizar no momento de preparar pratos com esse tempero. Caso continues a consumir o sumo estragado poderás mesmo adoecer.

1 comentário: