20.4.20

abrir as janelas de casa para prevenir o coronavírus: sim ou não?

Desde que o coronavírus se instalou em Portugal que têm sido difundidos os mais diversos apelos em relação à prevenção da doença. Quer seja através de medidas de higiene pessoal - lavar as mãos com frequência - como outras, relacionadas com, por exemplo, as habitações. É aqui que entram as janelas. Afinal, devemos (ou não) abrir as janelas de casa de modo a prevenir o vírus?

A resposta é sim! Podes e deves abrir os cortinados e as janelas de tua casa. Porque é algo que irá permitir que o ar flua dentro da habitação. Ao mesmo tempo, estás a prevenir que o vírus se instale nas superfícies do lar. Esta é a opinião de diversos especialistas. Ainda que as informações, em relação ao tempo em que o coronavírus aguenta nas diferentes superfícies, sejam pouco claras, existem estudos que avançam com alguns números. Como um que defende os três dias como a duração no que diz respeito ao plástico e aço inoxidável.

Por sua vez, outros trabalhos académicos realçam a importância da luz natural. Algo que é um grande obstáculo numa eventual propagação do coronavírus dentro da habitação. De acordo com uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, abrir as janelas é fundamental para “desintegrar” fragmentos do vírus. Por fim, deixo-te um alerta. Os cientistas salientam que os raios UV não destroem o coronavírus.

Sem comentários:

Enviar um comentário