11.3.20

devo lavar as mãos com água e sabão ou com gel desinfectante? e o que isto faz ao coronavírus?

Enquanto jornalista é com grande tristeza que vejo a forma como está a ser feita (na sua maioria) a cobertura em torno do coronavírus. Vejo, na maior parte dos casos, o desejo de assustar as pessoas. Em vez de tranquilizarem a população, passam a ideia de que todos vão apanhar o vírus e que provavelmente morrem em poucos dias. Basta perder algum tempo a analisar o vírus para perceber que sobrevivem muitos mais do que aqueles que morrem. Que a doença é mais perigosa junto daqueles que estão mais debilitados e podia passar horas a falar disto.

Como não quero fazer parte das pessoas que metem medo aos outros, praticamente não tenho dedicado textos ao tema. Sempre que o fiz, foi de forma mais leve e com algumas informações absurdas que vão sendo partilhadas. Como acreditar que beber cerveja Corona transmite o vírus. Este é apenas o segundo texto mais sério que faço (no primeiro falei de comportamentos no ginásio). Na esperança de ajudar aquelas pessoas que passam muito tempo a discutir se devemos lavar as mãos com água e sabão ou tomar banho com gel desinfectante de cinco em cinco minutos.

Primeiro ponto. Lavar as mãos com frequência é uma das mais simples medidas de prevenir o vírus. Este e qualquer outro semelhante, como o da gripe (porque ainda estamos na altura dela). Isto e coisas como tossir ou espirrar para o cotovelo e não andar sempre a esfregar as mãos na cara. Mas vamos voltar às mãos. E não vale a pena perder tempo a discutir o que é mais eficaz. Porque ambos são. Sendo que existe um mas nos dois casos.

Lavar as mãos com água e sabão é suficiente. Quem o diz é a Organização Mundial de Saúde. O mas está relacionado com a forma como o fazes. Deves dedicar, pelo menos, 20 segundos a esta tarefa. Por exemplo, faz a contagem de tempo a cantar uma música de que gostas e canta essa música enquanto executas a tarefa. Quanto aos movimentos a fazer, olha para a imagem que se segue.




E o gel desinfectante? Também é eficaz. Sendo que aqui o mas é o mesmo, com uma adenda. Deves fazer os mesmos movimentos que fazes quando lavas as mãos com água e sabão. Sendo importante, e isto deve estar bem presente na memória dos fãs de gel desinfectante, que aqueles que compram devem ter mais de 60% de álcool. Concluindo, se puderes lavar as mãos, não precisas do gel para nada. Se não puderes, usa o gel (com mais de 60% de álcool) da mesma forma como lavas as mãos.

E o que o sabão e gel fazem ao coronavírus?


Depois de discutir isto, só falta mesmo falar do efeito da água e sabão e do gel desinfectante no vírus. Algo de que ninguém fala, acreditando apenas que mata o vírus. O que é verdade. Mas não custa nada explicar o processo. Quando é excretado pelas pessoas infectadas, o coronavírus está protegido por uma fina película protectora. Que roubou à célula infectada e que faz com que se mantenha vivo ao longo de horas. O sabão e o gel desinfectante vão destruir esta película. O que leva à morte do vírus. Espero ter ajudado alguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário