26.1.20

afinal, o sushi é saudável?

Eu, enquanto fã de sushi, sempre ouvi dizer que é uma aposta alimentar saudável. Mas também sempre tive algumas ressalvas. Porque uma coisa é comer sashimi (só o peixe) ou as restantes peças, com arroz (por exemplo). Por isso, o que vem a partir daqui não me surpreende assim tanto. Mas percebo que possa ser uma surpresa para muitas pessoas. E indo directo ao assunto, o sushi é saudável, mas é preciso ter algumas coisas em conta.

Quem o explica é a nutricionista Cara Harbstreet, em declarações à Women's Health. Por exemplo, o sushi é bom para o cérebro. Algo que está relacionado com o alto teor de ómega 3. Mas é preciso ter alguns cuidados. “No geral, a maioria destas variedades é completa do ponto de vista nutricional”, refere a especialista.

“A quantidade de proteínas, gorduras e hidratos de carbono poderá diferir ligeiramente de um sushi para outro, dependendo da escolha do peixe e de outros complementos, incluindo o molho de soja”, acrescenta. E é aqui que pode estar o problema, ou seja, no sódio presente no molho de soja. Ou nas opções à base de missô.

É que uma colher de sopa de molho de soja tradicional pode ter 1000 mg de sódio. Sendo que a American Heart Association salienta que o limite diário é de 2300 mg. Com muitos médicos a não aconselharem mais de 1500 mg por dia. “Mesmo o molho de soja com baixo teor de sódio pode ser mau”,conclui. De acordo com Cara Harbstreet, o truque está num consumo ocasional e moderado de sushi. Se conseguires, evita o molho de soja.

2 comentários: