18.12.19

quando tentas combater racismo com... macacos

Aquilo de que irei falar é algo que poderá perfeitamente passar despercebido a quem não acompanha o futebol. Mais especificamente, o italiano. Que nos últimos tempos consegue (quase) ser mais falado pelo racismo do que por tudo aquilo que de bonito tem esta modalidade que adoro. Por exemplo, recentemente Mario Balotelli ameaçou abandonar o campo por causa de insultos racistas. Sendo que um episódio ainda mais recente envolve um jornal.

O Corriere Dello Sport decidiu promover o jogo entre Inter e Roma com o título Black Friday. Sendo o mesmo ilustrado com uma foto de Lukaku e outra de Smalling, dois jogadores negros, um de cada equipa. Algo que levou a que os clubes cortassem relações com o jornal até ao final da época. Agora, surge uma solução que acaba por ser um problema ainda maior.

Os responsáveis da Serie A (campeonato italiano) decidiram dar início a uma campanha para acabar com o racismo. Para isso, pediram ajuda ao artista Simone Fugazzotto, artista que é conhecido por... pintar macacos. E que criou três para esta campanha específica. Algo que os adeptos do futebol italiano dizem servir apenas para alimentar ainda mais o ódio.




“Com este trio de pinturas tentei mostrar que todos somos criaturas complexas e fascinantes, que podem ser tristes ou felizes, católicas, muçulmanas ou budistas”, diz. “Mas no final de contas, o que decide quem somos não é a cor da nossa pele. Só pinto macacos como metáfora para os seres humanos. Voltamos o conceito aos racistas, pois originalmente somos todos macacos. Então pintei um macaco ocidental, um macaco asiático e um macaco preto”, prossegue.

Só que as justificações do artista em nada convencem os adeptos do futebol. Que estão chocados com a campanha e que estão a inundar as redes sociais com críticas. “Execução absolutamente terrível de uma mensagem importante”, é um dos comentários. “Isto é desagradável, uma vergonha absoluta”, acrescenta outro. “Isto passou por quantas pessoas, de executivos a profissionais de marketing, e ninguém pensou em acabar com isto?”, questiona mais um.

1 comentário:

  1. Independentemente da publicação que é brilhante e dá que pensar, venho desejar

    UM SANTO E FELIZ NATAL

    Abraço

    ResponderEliminar