12.9.19

treinar mais tempo e fazer mais exercícios ajuda a melhores resultados? nop!

Apesar de as coisas irem mudando, ainda existem muitas pessoas que acreditam que se passarem muitas horas no ginásio, e a fazer muitos exercícios diferentes, vão obter melhores resultados. Estas pessoas estipularam um objectivo a acreditam que quanto mais tempo treinarem de seguida, mais perto ficam de o atingir. E isto é... errado!

E quem desmente isto é a própria ciência. Pois diversos estudos já mostraram ser possível alcançar óptimos resultados com “apenas” três séries de um determinado exercício de um grupo muscular. Isto ao contrário das três séries de quatro exercícios que muitas pessoas ainda fazem. Mesmo assim, muitas pessoas ainda acham que despachando as tais três séries podem fazer mais qualquer coisa.

Mais uma vez, isto é errado. O foco não deve estar na quantidade de exercícios nem nas horas que se passam no ginásio. É bem melhor estar focado no aumento da carga, por exemplo. Ou na qualidade das repetições. É bom ter em mente que é melhor um número reduzido de movimentos bem feitos do que mais feitos à balda. É ainda importante o esforço que se dá a cada série. Sendo fundamental elevar a fadiga muscular ao máximo. Por exemplo, se com o peso máximo de determinado exercícios costumas fazer 10 repetições e só estás a fazer 8, não te esforçaste ao máximo.

Recorda-te, sempre que estiveres no ginásio, que mais não é sinónimo de melhor. Não precisas de treinar duas horas e correr as máquinas todas do ginásio. E sem qualquer desafio muscular. É bem melhor se treinares 30 minutos de forma consciente e com intensidade máxima. Acredita que ficarás a ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário