6.9.19

será possível fazer bom humor com temas polémicos? a resposta é sim

Considero que o humor é uma área muito sensível. Até porque todos somos humoristas. Porque todos gostamos de fazer piadas. Todos conhecemos alguém que faz piadas com temas mais polémicos. E porque vivemos numa época em que tudo é levado a mal. E talvez seja por causa disto que muitas pessoas defendem que não devem ser feitas piadas com temas polémicos e actuais.

Mas defendo que isto é possível. É possível fazer alguém rir com um tema que não tem nada de engraçado e que não é leve. E que a piada venha acompanhada de um modo de pensar que nos deixa a ponderar sobre aspectos reais dos mais diversos temas. E se acredito nisto, acredito também que nem todos o conseguem.

E a melhor forma de explicar a minha teoria é recomendar a visualização de Sticks & Stones, o mais recente especial de comédia que Dave Chappelle fez para a Netflix. Já tinha lido críticas muito positivas e fiquei rendido aquilo que vi. Até porque sou fã de Dave Chappelle. E dei por mim, no meio das piadas, a pensar em mensagens dadas pelo comediante. E a considerar que todos devem ver isto.

Anthony Bourdain, R. Kelly, Michael Jackson, Kevin Hart, #MeToo e LGBT são apenas alguns dos temas abordados por Dave Chappelle. E só de ler o que escrevi, aposto que muitas pessoas vão referir que é impossível ter piada quando os temas são tão duros. Mas talvez depois de ver o especial as pessoas mudem de opinião. Basta ir de mente aberta para o que aí vem. Em jeito de aperitivo, deixo um teaser. Que é relacionado com Jussie Smollett, um actor que fingiu ser vítima de racismo para ganhar mediatismo e conseguir um melhor salário na série Empire.


2 comentários: