25.9.19

4 doenças mortais relacionadas com o consumo de carne vermelha

Já revelei a minha opinião sobre dietas em diversos textos ao longo do tempo de existência do blogue. E a mensagem que passo é a de que sou contra ideias radicais que nos levam a cortar com isto e com aquilo. Nada tenho contra quem o faz. Mas não sou assim. Gosto de comer aquilo que me apetece, ainda que saiba controlar bem aquilo que como. Entrando no tema deste texto, mentiria se dissesse que não consumo carne vermelha. Ainda assim, não o faço com grande frequência. Prefiro a carne branca. Mas mesmo depois deste texto irei continuar a comer carne vermelha. O que não me impede de deixar o alerta. Dedicado a quem basicamente só come este tipo de carne.

A Organização Mundial de Saúde já fez saber que a carne vermelha é potencialmente cancerígena. Isto desde que consumida com elevada frequência e em excesso. Convém ter em mente que os efeitos são diferentes em diversas pessoas e que não podemos ignorar a forma como a carne é confeccionada e consumida. Ainda assim, existem cada vez mais alertas devido à associação do consumo de carne vermelha com diversas doenças mortais. Como é o caso das quatro que se seguem.

A carne vermelha é considerada uma das principais causas do aparecimento do cancro colo-rectal. Está também associada ao aparecimento de problemas no coração. O acidente vascular cerebral poderá também ser uma consequência do consumo deste tipo de carne. Aumenta ainda o risco da diabetes. Volto a dizer, o meu objectivo não é meter medo a ninguém. Não passa por dizer para pararem de comer carne vermelha. O melhor conselho que posso dar é aquele que sigo e que passa pela moderação. E acredito que será sempre o melhor conselho a seguir. Com a carne vermelha e com tudo.

2 comentários: