7.8.19

treinar 6 vezes por semana: sim ou não?

Faço os possíveis para treinar, pelo menos, cinco vezes por semana. Que, em condições normais, é de segunda a sexta-feira. Sendo que existe a possibilidade de treinar mais um dia: domingo. Que é quando o meu personal trainer (Rui Pessanha de Sousa) dá um treino ao ar livre. Quando assim é, treino seis vezes por semana. E há quem me pergunte se não são dias a mais. Se não deveria treinar menos.

Quando me colocam esta questão, socorro-me sempre de Tony Horton, uma personalidade norte-americana ligada ao fitness. Que também treina seis vezes por semana. E que defende que se trata de um excelente hábito que passa a fazer parte do estilo de vida de quem o adopta. Horton pergunta se não comemos todos os dias. E se não dormimos todos os dias. E o que nos acontece quando deixamos de comer ou de dormir. Horton defende que tal como uma boa noite de sono, o treino é algo que nos deixa revitalizados e revigorados.

E esta é a melhor resposta que posso dar quando me questionam o mesmo. Quem treina, sente falta do treino quando não o tem. Mas também é importante ter regras. Que no meu caso passam por não treinar quando não descansei o suficiente. Isto é uma regra de ouro para mim. Se o corpo não descansou, não vou puxar por ele. Além disto, não passo 3 horas por dia a treinar. Até porque isto é um exagero que não traz grandes benefícios ao corpo.

2 comentários:

  1. «Horton pergunta se não comemos todos os dias. E se não dormimos todos os dias» isso é compar o incomprável. Se não tiveres vida social é otimo treinares seis vezes por semana, sempre vais vendo pessoas... no ginásio. E o triste é quando treinas tantas vezes por semana e o vizinho que treina duas está em melhor forma que tu ;) Olha como diz o outro: Get a Life!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto depende sempre de cada pessoa, daquilo que quer para a vida e da forma como encara a vida.

      Vamos ter como base uma pessoa que treina de manhã, antes de ir para o trabalho. Ou alguém que aproveita a hora de almoço para treinar. Ou mesmo alguém que treina assim que sai do trabalho, antes de se entregar à "vida social". São pessoas que perdem vida social para treinar?

      E para mim, triste é quando as pessoas se comparam com os vizinhos. Ou com os amigos. Ou mesmo com as pessoas que frequentam o ginásio. Isso e quando analisam dois corpos sem conhecimento, apenas com base na imagem visual.

      Mas tens toda a razão. É como diz o outro: "Get a Life!" ;)))

      Eliminar