13.8.19

sabes qual é o volume normal de sémen? aposto que não!

Existem temas que quando são abordados é quase sempre em jeito de brincadeira. E é aqui que entra o sexo. É verdade que existe uma maior abertura para o tema, mas ainda existem muitos tabus e vergonhas em torno de temáticas que deveriam ser perfeitamente normais. E hoje vou falar de uma coisa sobra a qual muitos homens não falam. Nem sequer com amigos.

Acredito que se perguntar a 10 homens se têm um volume de sémen normal, 8/9 não devem ter resposta para me dar. Ou dizem que sim, e vão depois pesquisar no Google a resposta. E assumo, sem qualquer vergonha, que desconhecia por completo a quantidade que é considerada normal. E desconhecia a resposta até me cruzar com ela num artigo que captou a minha atenção.

E indo directo ao assunto, o volume normal de sémen oscila entre 1,5 e 5 ml (no mínimo um terço de uma colher de chá). Ou seja, estou a falar da quantidade produzida durante a ejaculação. Produzir menos do que isto não significa que o homem tenha problemas. Mas é sinal de que o homem deverá fazer exames para perceber se está tudo ok. É também importante salientar que o volume vai diminuindo com a idade. Normalmente, a partir dos 55 anos, mas homens de 20 também podem passar por isto.

Sinal de alerta que não deve ser ignorado por nenhum homem: uma mudança abrupta na quantidade de sémen ejaculada. Isto poderá estar relacionado com baixos níveis de testosterona. Algo que se pode manifestar por um menor desejo sexual e um encolhimento do pénis, testículos e escroto. Existem ainda outros sinais mais discretos, como a fadiga, fraqueza e dificuldade de concentração, que também podem ser um sinal de baixos níveis de testosterona.

Mas o menor volume de sémen pode estar associado a outros factores. Que vão da diabetes até à toma de certos medicamentos como anti-depressivos ou mesmo o uso de cannabis. Pessoas com uma vida sexual activa também podem aperceber-se de diferenças quando o sexo é regular. O que é certo é que, em caso de dúvida, deve ser consultado um médico.

Um estudo brasileiro revelou que os homens associam o sexo e a ejaculação a uma espécie de imagem de marca da virilidade. E que aqueles que participaram no estudo e que tinham problemas com a ejaculação (ou não estavam satisfeitos com a mesma) tiveram resultados piores em dados relacionados com a saúde psicológica. O que leva a equipa que realizou o estudo a defender que uma diminuição da função sexual acaba por afectar outros aspectos da vida dos homens.

Os especialistas referem que levantar pesos, perder peso e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas ajuda a voltar ao normal. Sendo que é fundamental consultar um médico. Decidi escrever sobre este tema porque o sexo é sempre uma brincadeira. Brinca-se com o tamanho do pénis, mente-se sobre a vida sexual, fazem-se piadas sobre tudo. Mas em momentos mais complicados, acaba por se “sofrer” em silêncio e no meio do desconhecimento. E convém relembrar qual o resultado desta postura, tendo em conta o estudo brasileiro.

2 comentários: