9.8.19

5 erros (de que nem dás conta) que estão a atrapalhar o treino de musculação

Uma das coisas, entre tantas outras, que distingue as pessoas são as rotinas. Temos hábitos que colocamos em prática em todos os cenários possíveis e imaginários. Desde a vida em casa até ao trabalho. E o ginásio acaba por não ser excepção. E a rotina pode ajudar a explicar o motivo pelo qual os treinos de musculação acabam por não correr como desejavas. Por isso, fica a par destes 5 erros (que provavelmente cometes) e que estão a atrapalhar o teu treino.

1 – Aquecer na passadeira durante mais de 5 minutos
Este tipo de corrida é visto como um aquecimento geral, óptimo para efectuar antes da realização do primeiro exercício. Só que não precisas de passar 20 ou 30 minutos a correr. Cinco minutos são suficientes.

2 – Alongar antes dos treinos
Aqui estamos no campo da controvérsia. Mas a verdade é que muitos especialistas são conta aquela ideia de que os alongamentos pré-treino são bons para preparar os músculos e evitar lesões. Defendem sim que é uma actividade que afasta as pontes cruzadas da actina e miosina. O que se traduz numa menor potência durante o treino. Ou seja, menos carga.

2 – Iniciar o treino sempre com o mesmo peso
As semanas vão passando e lá estás tu a colocar sempre o mesmo peso nas máquinas. Nem dás conta, certo? É a tal rotina. Isto é confortável, mas não é produtivo. Oscila, tanto para cima como para baixo, mas tem em mente a superação.

3 – A mesma ordem de exercícios
Vou a esta máquina, depois aquela. Este exercício, depois aquele. Até já sabes tudo de cor e salteado. Assim estás a adaptar o corpo ao treino. Altera os exercícios ou, pelo menos, a ordem com que os fazes.

4 – Estar focado em exercícios que moldam os músculos
Esquece lá isso. Os especialistas referem que não existem exercícios que moldam músculos. Aquilo que fazem é aumentar o tamanho dos músculos. E não a forma dos mesmos.

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