1.8.19

12 alimentos que levam os gases à loucura

É daquelas coisas que não se contam a ninguém. Disto ninguém tem dúvidas. Mas acredito que muitas pessoas já tiveram de lidar com momentos em que estão com mais gases do que desejavam. Algo que até pode acontecer em situações que levam as pessoas a temer um descuido que pode ser extremamente embaraçoso. Se já passaste por isto, ou se não queres vir a passar, fica a saber que a resposta para isto pode estar na tua alimentação.

Até porque os gases são uma mistura entre o ar que engolimos e a comida que ingerimos, explica o gastroenterologista David Poppers. Que para desmistificar o tema acrescenta que os gases são algo perfeitamente normal e saudável. O especialista refere que as reacções são diferentes porque todos nós temos bactérias diferentes no intestino. Ainda assim, existem alimentos que podem ser os culpados (na maioria dos casos são) pelos gases que produzes. São eles:

1 – Vegetais crucíferos (brócolos, couve-flor, repolho, etc);
2 – Cereais Integrais;
3 – Leite;
4 – Queijo;
5 – Iogurte;
6 – Maçãs;
7 – Bananas;
8 – Pêssegos;
9 – Feijões;
10 – Bebidas gasificadas;
11 – Proteína;
12 – Adoçantes artificiais.

Isto serve apenas para que se perceba onde pode estar a origem de um problema frequente para muitas pessoas. A solução poderá passar por comprimidos que se tomam com a refeição. Também se pode apontar tudo o que se come, de modo a perceber quais os alimentos que têm um impacto mais negativo. Depois disso, é consultar um nutricionista que ajude a minimizar uma situação que pode ser incómoda.

2 comentários:

  1. Vou imprimir e partilhar por algumas das minhas amizades mais próximas :D Obrigadinho. Isto é praticamente serviço público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom. O que me ri. Mas a verdade é que muitas pessoas desconhecem estas coisas.

      Eliminar