1.7.19

vou perder peso a andar? a resposta é... não!

Todos sabemos que a caminhada tem muitos benefícios para a saúde. Mas a verdade é que se queres perder peso, provavelmente não o irás conseguir a fazer caminhadas. E podemos começar por falar no que é necessário para perder peso. E a resposta está em gastar mais calorias do que aquelas que se ingerem. Agora vamos imaginar uma pessoa de 70 quilos em dois cenários diferentes:

Andar em passos rápidos durante uma hora: 220 calorias.
Correr em velocidade moderada (8 km/h) por 30 minutos: 300 calorias.

Dados a reter nestas suas situações: metade do tempo passado a correr e a caminhada diz respeito a passos rápidos durante uma hora, algo que nem toda a gente faz. Além disso, se tivermos em conta uma pessoa de meia idade saudável, a frequência cardíaca não deverá chegar aos 60% da frequência cardíaca máxima. Ou seja, é visto como um estímulo fraco que não leva a grandes melhoras. Convém ainda salientar que isto não é matemática e não se aplica a todas as pessoas.

Se isto revela que as caminhadas não vão fazer milagres para perder peso, também é bom ter em conta que a corrida, nestes moldes que aqui estão, também não será suficiente. Isto se tivermos em conta as pessoas que têm uma alimentação sem regras. Ou seja, é fundamental conciliar o desporto com uma alimentação saudável.

Não acabo o texto sem destacar que as caminhadas têm diversos benefícios que vão da melhor circulação sanguínea ao redução do inchaço nas pernas e tornozelos e mesmo o fortalecimento do coração. E será sempre um bom ponto de partida para quem não pratica desporto há muito. Mas se queres perder peso, não te fiques pelas caminhadas. Vai mais além e desafia-te. Sendo importante que te rodeies de pessoas que percebam do que estão a fazer.

2 comentários:

  1. nao estou a perceber o teu ponto. é obvio que SÓ fazendo a tal caminhada nao se emagrece. nem so fazendo caminhada, nem só correndo, nem so indo ao ginasio. tudo começa com fechar a boca! mas a caminhada eu acho que é um bom exercício para quem é preguiçoso. especialmente se for por sitios com altos e baixos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas pessoas têm a ideia de que as caminhadas são eficazes para perder peso, mas isso não é "verdade". E coloco entre aspas porque cada caso é um caso. Mas é óptimo para começar e para acabar com uma vida sedentárias. Disso não há dúvidas.

      Eliminar