8.7.19

mulheres que dormem com a televisão ligada... nem sabem o mal que isso vos faz!

Hoje em dias muitas pessoas têm televisão no quarto. E aproveitam a hora em que vão para a cama para ver algo, nem que seja mais um ou dois episódios daquela série muito boa. E o que acontece? O sono vence e as pessoas acabam por se deixar dormir com a televisão ligada. Ficando a dormir com a companhia daquela luz de presença que vem da televisão. Algo aparentemente inocente, mas que é muito mau para as mulheres.

Um estudo, publicado no American Medical Association, revela que mulheres que dormem com luzes artificiais ligadas à noite (é dado o exemplo da televisão e do telemóvel) têm um risco maior de vir a lidar com aumento de peso e mesmo com obesidade. Este é o resultado de um estudo que se desenrolou ao longo de seis anos e que acompanhou 43.722 mulheres saudáveis, com idades entre os 25 e 74 anos.

A conclusão foi a de que aquelas que dormem com as referidas luzes revelaram um aumento de peso corporal na ordem dos 5 quilos. E um acréscimo de, no mínimo, 10% do índice de massa corporal. É ainda destacada a probabilidade alta de virem a ser obesas. “Elas tinham uma probabilidade menor de ter padrões nas horas de acordar e deitar. Além disso, tinham uma maior probabilidade de dormirem menos, demorarem mais a adormecer, acordarem a meio da noite e de fazerem sestas”, pode ler-se no estudo. É salientado que dormir com as luzes ligadas foi relacionado a “medidas de desvantagem socioeconómica a e comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis, que podem contribuir para o ganho de peso e a obesidade”.

Este estudo não faz referência ao sexo masculino, mas quero acreditar que, mesmo com eventuais diferenças a nível de números, os resultados também não deverão ser animadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário