2.7.19

este é o segredo para uma relação feliz

Qualquer pessoa que entra numa relação dá por si a pensar nos ingredientes que podem fazer com que seja feliz e duradoura. Isto não tem de ser tema de conversa com outras pessoas, mas é algo que passa pela cabeça de todos. Por mais que não queiram assumir. E a prova de que é um pensamento bastante comum é que até a ciência quis encontrar resposta para esta questão. Afinal, qual é o segredo para uma relação feliz?

E a resposta que todos procuram é dada por Dacher Keltner, que faz parte do departamento de psicologia da universidade de Berkeley e que é um especialista em relações e felicidade. Nos diversos estudos efectuados, este profissional descobriu que o grande sinal de que a relação não está bem e que poderá acabar em breve, chega quando o casal deixa de rir em conjunto.

Dacher Keltner defende que a falta de gargalhadas a dois é o factor mais importante para o final de uma relação. Muito mais do que a falta de sexo ou mesmo as discussões por causa de dinheiro. O especialista defende que os risos a dois são bons para o casal ficar ainda mais unido. Ao mesmo tempo que ajudam a combater o stress, suavizar conflitos e até a relembrar ambos do quanto gostam um do outro.

2 comentários:

  1. Fiz um curso deles, online, um MOOC. Este tipo era o orientador juntamente com uma Emiliana Thomas. Acabei com uma avalição de 88%. Quando me inscrevi pensava que ia ser uma estopada pois o curso intitula-se A ciência da felicidade. A minha área é o Direito e esse tipo de conhecimentos - psicologia mas também outras áreas como a neurociência e a biologia evolutiva- era quase no seu todo novidade para mim. Havia um capítulo dedicado à felicidade do casal, algo mais ou menos previsível, mas outros temas davam mesmo que pensar. Por acaso guardei os materiais para mandar imprimir e fazer um livro, e nunca mais me lembrei disso até agora!

    ResponderEliminar