9.7.19

esfregas os olhos, certo? fica a saber porque nunca o deves fazer

Não deve existir uma pessoa que nunca tenha esfregado os olhos com as mãos. Até porque actualmente passamos boa parte do dia em frente a um computar ou de volta do telemóvel. Resumindo, existem mil exemplos de coisas que cansam a vista. O que nos leva a esfregar os olhos. E até existe uma explicação para isto.

“Normalmente os olhos secam ao longo do dia. A fricção pode espalhar as lágrimas pela superfície do olho e lubrificá-lo”, refere Beeran Meghpara, cirurgião no Wills Eye Hospital, em declarações à Men’s Health. É certo que isto sabe bem. E quem esfrega os olhos pode facilmente comprová-lo. Ainda assim, é um comportamento perigoso. Que deve ser evitado ao máximo.

O especialista refere que esfregar os olhos com as mãos pode causar uma doença grave da córnea, a que se dá o nome de queratocone. Por outras palavras, a córnea fica mais fraca, perde a forma e a visão pode ficar deficiente. É certo que se trata de uma doença rara, mas existem muitas pessoas que sofrem desta doença. Sem esquecer que é algo que também aumenta o risco de glaucoma. Juntando tudo isto, chegamos à conclusão de que não devemos esfregar os olhos com as mãos.

E a solução é mais fácil do que se julga. O especialista recomenda a aplicação de lágrimas artificiais sempre que os olhos estiverem secos. E tanto pode ser em líquido, gel ou pomada. Outra solução, menos prática, passa por colocar compressas mornas nos olhos. Fica ainda um alerta para quem tem alergias. É melhor tratar das mesmas pois é algo que dá origem a muitos momentos em que as pessoas tendem a esfregar os olhos.

2 comentários:

  1. boa tarde
    sempre ouvi dizer que se deve esfregar com os cotovelos .
    JAFR

    ResponderEliminar