26.7.19

diz adeus aos gostos no instagram

Cada vez mais as pessoas confundem o real com o virtual. Dando uma importância excessiva à vida expostas nas redes sociais, ignorando (ou relegando para segundo plano) aquilo que acontece longe dos smartphones. E isto dá origem a uma competição... parva. Sou melhor do que tu porque tenho mais seguidores. Sou mais importante do que tu porque as minhas fotos têm mais gostos. E quase que existe um gozo em relação a pessoas que têm poucos gostos nas suas imagens. Desvalorizando os conteúdos apenas com base nestes números.

Mas isto tem os dias contados. O Brasil é o segundo país escolhido pelo Instagram para testar uma novidade que passa por esconder os gostos no feed da rede social. Houve muita gente a ficar incomodada com esta decisão, mas é algo que aplaudo de pé. E que espero que chegue em breve a Portugal e a todo o mundo. Refere o Instagram que esta decisão tem como objectivo transformar a rede social num espaço menos tóxico para a saúde mental de quem a utiliza.

Muitas pessoas não têm noção do impacto negativo que isto tem em muitas pessoas. E refiro-me a coisas como insegurança e auto-estima com níveis muito baixos. Com esta decisão acaba-se (pelo menos é dado um passo muito importante nesse sentido) a competição absurda que provavelmente fará do Instagram um espaço muito mais simpático para todos. Quer seja para quem tem milhões de seguidores ou para quem tem meia dúzia deles. Ainda que isto nunca deva ser visto como o factor que mede a qualidade das contas.

Sem comentários:

Enviar um comentário