10.7.19

aquilo que os médicos gostavam que todos soubessem sobre o corpo e a tua saúde

Se é verdade que as redes sociais têm muitos aspectos negativos, não deixa de ser igualmente verdade que existem muitas coisas boas. Das quais todos podemos tirar proveito. Exemplo disso são algumas das publicações que aparecem no Reddit. Como é o caso de uma em que os médicos são desafiados a revelar aquilo que todos queriam que as pessoas soubessem sobre o corpo e a saúde. E basta dizer que foram partilhados mais de 40 mil comentários.

“Muitas doenças simples do corpo podem ser comparadas a um carro”, explica um médico. “Não fazes check ups com frequência nem tens cuidados regulares, não irás aperceber-te de que algo está mal imediatamente. Tal como não te irás aperceber de que deverias ter mudado o óleo até percorreres alguns milhares de quilómetros. Doenças como diabetes, pressão alta, dependência de álcool, etc, vão dando sinais. E tal como o motor do carro, não funcionarás tão bem”, acrescenta.

“Muitas vezes irás sentir-te bem com a pressão sanguínea alta”, explica outro profissional. “É algo frequentemente descoberto acidentalmente. Portanto, não esperes até teres sintomas que não vais querer experimentar”, prossegue. Alertando que qualquer pessoa, com mais de 35 anos, deve medir a tensão pelo menos uma vez por ano. Mas o alerta não fica pela monitorização da saúde.

Os profissionais de saúde recomendam que se estude o histórico clínico da família. Porque este processo pode ser muito importante no diagnóstico e prevenção de diversas doenças. “A prevenção é cada vez mais importante na medicina. E tratar de uma doença numa fase inicial é muito melhor do que fazê-lo mais tarde”, explica um médico. “Se tens familiares que tiveram cancro do ovário na casa dos trinta, é algo muito significativo”, exemplifica.

Por fim, fica ainda um aviso para algumas poupanças de dinheiro. “Os rins e fígado fazem toda a eliminação de toxinas de que precisas. Produtos de limpeza e outros 'desintoxicantes' são uma parvoíce e um desperdício de dinheiro. As pessoas que os vendem são predadores que só estão preocupados em ganhar dinheiro”, desabafa um médico. “A menos que tenhas falência de fígado ou rins, o teu corpo desintoxica-se muito bem. Não sejas enganado por chás nem nada”, acrescenta outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário