31.7.19

4 razões para começares o sempre o dia com um duche gelado

Todos conhecemos alguém que adora tomar banho com água gelada. Tenho um amigo que até no Inverno o faz. Não sendo grande adepto deste tipo de banhos, não me custa tomar duche com a água um pouco mais fresca. Sendo que também não gosto de o fazer com água muito quente. Ainda assim, e recorrendo à ciência, existem quatro razões que que tomes duche todos os dias com água gelada. Vamos a eles?

Dá energia
Qualquer pessoa que já tomou banho com água gelada (e fui obrigado a fazê-lo em muitos campos de futebol) percebe que a respiração fica mais acelerada do que o normal. Isto leva a uma maior ingestão de oxigénio. O que se traduz numa frequência cardíaca mais elevada. Tudo isto tem impacto no fluxo de sangue e temos assim a receita para uma boa dose de energia.

Bom para a circulação e imunidade
A ciência defende que a água fria faz bem à circulação, combatendo problemas de coração. Também ajuda a diminuir a pressão sanguínea, tal como ajuda a desobstruir artérias bloqueadas. Também é benéfica para o sistema imunológico.

A pele e o cabelo agradecem
Água quente é uma das piores coisas para a pele e o cabelo pois leva a que fiquem mais secos, dando lugar a irritação. Quanto à pele, a água fria ajuda na contracção dos vaso sanguíneos, algo que fecha os poros. Ajuda ainda a que o rosto tenha um brilho saudável. No que aos cabelos diz respeito, aumenta o brilho.

Ajuda na recuperação muscular
Já todos vimos atletas de alta competição que se enfiam numa banheira com gelo depois de um treino. Não é preciso tanto lá em casa, mas um duche gelado também é eficaz depois de um treino no ginásio.

2 comentários:

  1. faz acordar de certeza!
    mas opá é agua geladinhaaa! nao gosto nada de tomar banho de agua mesmo gelada!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre ir baixando a temperatura até uma em que te sintas confortável. Não tem de ser logo água gelada à bruta.

      Eliminar