8.5.19

crianças, telemóveis, tablets e a miopia que os pais ignoram

Volta e meia converso com alguns amigos (com e sem filhos) sobre o comportamento das crianças nos dias que correm. E todos concordamos que passam a vida agarrados aos telemóveis e tablets. Conheço pessoas que dizem proibir esse comportamento em casa, assumindo também ser algo complicado de contrariar fora de portas. Até porque “todos o fazem”, dizem.

E esta frase é muito verdadeira. Hoje em dia, quer seja num café, restaurante ou noutro espaço qualquer, é praticamente impossível não encontrar uma criança agarrada a um gadget. Algo de que muitos pais gostam, até porque assim os filhos estão quietos e não aborrecem ninguém. E como é fácil calar uma criança deste modo, dá- se o aparelho para a mão.

Por outro lado, não concordo com isto. Talvez porque faça parte de uma geração que se habituou a estar à mesa a ouvir conversas dos pais ou a fazer desenhos nas toalhas de papel. Os tempos eram outros mas uso sempre como comparação o momento em que passei a ter computador e consola, algo que nunca foi mais importante do que brincar na rua com os meus amigos.

Nos dias que correm é o oposto. Parece existir um incentivo ao vício dos aparelhos. Já estive em restaurantes em que estão três filhos à mesa, cada um com o seu tablet, os pais com os telemóveis na mão e ninguém fala com ninguém. Algo que se prolonga durante praticamente toda a refeição. É certo que cada família sabe de si, mas existem dados que devem ser tidos em conta.

As crianças não só passam a vida agarrados aos aparelhos, como mergulham com a cabeça dentro dos pequenos ecrãs. E este é um dos perigos. Diversos especialistas estão a alertar para o perigo deste comportamento. Que pode acelerar a miopia nas crianças. Algo que resulta do uso exagerado destes aparelhos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2020 35% da população mundial terá miopia. Percentagem que pode subir para os 52% em 2050. Números verdadeiramente preocupantes. Se os pais não conseguem acabar com este vício dos filhos, certifiquem-se de que os aparelhos estão a uma distância de 30/40 centímetros dos olhos e, pelo menos, tentem que o uso não seja prolongado. Idealmente, e por mais que custe, acabem ao máximo com este vício que transforma uma criança em algo que não deveria ser.

4 comentários:

  1. Tão verdade. Eu ainda faço parte da minoria que não dá telemóveis nos cafés e/ou restaurantes, que não tem tablet em casa. Diria que vivo de certa forma, noutro tempo. Claro que dá trabalho...por exemplo, eu tenho 2 filhos e a semana passada passei três horas numa sala de espera com um deles..e jogámos ao STOP, à sardinha e ao "pedra, papel ou tesoura". Não é fácil ser criativo sob stress..mas é possível! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Muitos parabéns pelo texto, principalmente pelo teor! Convém referir que a culpa é sempre dos pais que habituam as criancinhas muito mal. Mas parece que não há volta a dar! Um texto que merece sempre uma leitura atenta. Obrigada.


    Bjocas
    Espero-te lá no nosso cantinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pais têm culpa em muitas coisas, nem que seja porque têm receio de vencer as modas e tendências.

      Vou lá dar uma espreitadela ;)

      Beijos

      Eliminar