3.2.19

falar em cima de vitórias é fácil. ainda assim...

Não faço parte do benfiquistas que odeiam Rui Vitória. Acho apenas, ainda que compreenda, que foi muito teimoso ao querer meter o Benfica a jogar em
4-3-3, aquela que é a sua táctica de eleição.

Rui Vitória apanhou um Benfica oleado para o 4-4-2, numa herança de Jesus. Testou a sua táctica no início da primeira época, correu mal, voltou ao 4-4-2 e teve sucesso em dois anos. Depois, entendeu que deveria vingar com a sua táctica de sempre. E... tudo correu mal.

Por isso, quando saiu, disse aos meus amigos que qualquer treinador que metesse o Benfica a jogar em 4-4-2 seria melhor do que Vitória. E assim tem sido com Bruno Lage. Podia dedicar várias linhas à pouca qualidade dos treinos do Benfica - informação que me chegou através de jogadores - mas acho que a táctica era meio caminho andado para resolver os problemas.

OBenfica está formatado para o 4-4-2. Rende mais assim, cria mais perigo assim, é melhor equipa assim. E um treinador ceder a uma táctica que não é a sua preferida não é sinal de fraqueza, mas de inteligência.

Rui Vitória não quis fazer isso. Bruno Lage percebeu, ainda que goste da táctica, que era o melhor para equipa, meteu os jogadores no sítio e a equipa ficou melhor. Sei que é fácil falar em cima de vitórias, mas isto é simples de ver.

2 comentários:

  1. Ontem esmagámos o Sporting. Foi uma grande vitória do Benfica
    Acredito que Bruno Lage leve os benfiquistas ao Marquês de Pombal
    Se tal acontecer lá estarei devidamente equipado a festejar.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar